sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DEUS ABOMINA A MALDADE



“Como a justiça encaminha para a vida, assim o que segue o mal vai para a sua morte. Abominação ao SENHOR são os perversos de coração, mas os de caminho sincero são o seu deleite.” (Pv 11. 19-20)

Maldade, “perversidade” é: Tendência a praticar a mal, ação ruim, iniquidade, crueldade, gênio travesso, travessura (falando-se de crianças); (Dic. De Aurélio). Deixado de lado a travessura de uma criança, porém sabedores de que estas travessuras devam ser tratadas com disciplina pelos pais da criança, para que estas não venham trazer prejuízos comportamentais mais tarde quando elas se tornarem adultas, a exemplo dos filhos do Sacerdote Eli, de quem falamos ontem: “Ver também o que foi tratado pelo comentarista na lição 8 deste trimestre.”
A maldade é pecado, e como Deus é Santo, portanto não tolera o pecado e por consequência toda a espécie de maldade, perversidade e ou crueldade cometida pelo homem, encontramos na Bíblia o caso de Caim que foi banido da presença do Senhor e saiu errante pela terra por ter cometido um assassinato contra seu Abel (Gn 4. 11-14). Temos também a punição de toda a geração pré-diluviana em razão da maldade dos homens que habitavam a terra nos dias de Noé (Gn 6. 5-7), pelo que Deus não suportando mais a escalada da corrupção e da violência sobre a face da terra, ficou desgostoso e haver criado o homem, e resolveu destruir toda aquela geração pelas águas do dilúvio. As maldades e o desprezo dos filhos de Eli, o Hofni e Fineias, pelas coisas sagradas do culto ao Senhor Deus teve como resultado a morte prematura dos dois rapazes (1 Sm 4. 5-11). Até Davi não escapou do castigo de Deus em função de suas maldades, pois além de tomar para si a mulher Urias, ainda o matou na batalha por mão Joabe, o próprio Davi, reconheceu a sentença da qual era merecedor, porém Deus foi misericordioso para com ele e não o puniu com a morte, porém ele, Davi, arcou com as consequências de sua maldade, e teve um de seus filhos abusando da própria irmã dento da casa de Davi, desencadeando assim o assassinato deste, por um de seus irmãos, alem da própria criança que suscitou desta união ilícita de Davi com Bate-Seba, que Deus a tomou e não permitiu que vivesse, e Davi a tivesse por troféu de sua iniquidade (I Sm 11; 12; 13 ).
Portanto quando olhamos para a Palavra de Deus, entendemos que a maldade é uma transgressão grave contra a santidade de Deus, portado é abominação ao Senhor Deus toda e qualquer prática neste sentido, e como definiu o sábio Salomão aquele que tem o coração voltado a maldade, tem o seu destino voltado para a morte e separação eterna de Deus, e mostra-nos o caminho a ser seguidos por aqueles que almejam uma vida longa e de paz sobre a terra e ainda alcançar a vida eterna, seguir a justiça divina e se desviar do mal, os que assim procedem fazem a alegria do coaração de Deus. Fiquemos todos na paz do Senhor. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário