sexta-feira, 28 de setembro de 2012

INSTRUÍDOS NA PROVAÇÃO

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Fl 4. 12)

Vida abundante nas tribulações da vida, este é o princípio que deve governar a vida do crente enquanto ele viver sobre a terra, o Apóstolo Paulo neste texto nos conta o segredo para que ele tivesse uma vida assim, ele nos diz “Sei estar abatido”, ou seja, se sabia logo o tinha aprendido. Aprendeu de quem? E com quem? Aprendeu de Cristo através dos ensinos deixado pelo Mestre e que ao longo de sua carreira ministerial ele foi inteirado, aprendeu com Cristo pelo exemplo deixado por Ele e seguido também pelos demais apóstolos, que andaram com o Mestre durante o ministério terreno, não nós esqueçamos que Paulo, estava presente durante o martírio de Estevão (At 7. 54-60), e que entendemos que o exemplo de fé e fidelidade daquele servo de Deus e também discípulo de Jesus, marcou para sempre o vida de Paulo.
Paulo tinha aprendido de Jesus e sabia estar abatido, ou seja, rebaixado a circunstâncias inferiores, e também a ter abundância, isto é, viver em meio a fartura. Vejamos que ele estar instruído, em toda maneira e em todas as coisas, em cada questão e em todas as questões que abrangem o viver humano, porém o segredo de Paulo para uma vida plena em meios a todas estas questões era estar em Cristo e experimenta-Lo em tudo e em qualquer lugar, Paulo foi iniciado em Cristo pela sua conversão (At 9. 1-19), e no Corpo de Cristo pela sua integração a igreja de Cristo e participação nos sofrimentos por amor do Evangelho de Cristo (At. 9. 5, 16), depois Paulo aprendeu a tomar e a ganhar a Cristo como vida, e assim poder instruir o povo de Deus em todos os tempos a ter uma vida abundante mesmo em meio as aflições e tribulações.
Paulo chega a agradecer aos Filipenses palas ofertas e generosidade destes em favor do apostolo (Fp 4. 14-17). Mas como explicar o fato do apóstolo dependendo de doações e generosidade dos crentes, ele não demonstrava desespero? É que Ele confiava em Cristo como a suficiência para a sua vida, e contempla naquele gesto dos Filipenses a providência divina no suprimento de suas necessidades, e não só isto agradecido aos crentes de Filipos, a sua alegria não estava em receber os donativos enviados pelos Filipenses, mas o seu contentamento estava em desfrutar uma estreita comunhão com Cristo, mesmo em meio as suas aflições, e em contemplar a disposição da igreja dos Filipenses em servir a Cristo sendo também participante nas tribulações do apóstolo. Portanto o Apóstolo dos Gentios uma vez instruído e temperado pelas as aflições da vida nos mostra que o segredo para uma vida cristã abundante é estar em Cristo e seguir os seus passos. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário