terça-feira, 11 de setembro de 2012

OS IDOSOS DEVEM SER HONRADOS



“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.” (Lv 19. 32)

O mandamento divino, quanto aos mais velhos os chamado na atualidade, “os da melhor idade” retratado no texto acima, manda que diante dos cabelos esbranquiçados pelo passar do tempo, (cãs, cabelos brancos) os mais novos devem ficar de pé, é o se levantar em sinal de respeito, ou mesmo se calar diante da repreensão e ensino daqueles que já passaram por tantas experiências e adquiriram maturidade suficiente para instruir e orientar os mais novos é mais um sinal de reverência a quem Deus tem sustentado a vida por um longo tempo como marco para as gerações mais novas, além de tratar com respeito e reverência o mandamento ainda refere-se à honra para como os que Deus tem conservado com vida, tornado-o experiente para instruir e redarguir.
A terceira idade ou “melhor idade” é composta hoje por aquele que já passaram dos sessenta anos de idade. Na sociedade moderna em que vivemos, onda há uma supervalorização do novo, e do moderno, os nossos idosos são desprezados desvalorizados, pois lhes são negados direitos básicos, tais como acessibilidade, saúde, lazer, vagas no mercado de trabalho, etc. e em muitos casos as famílias os desamparam, chegando a coloca-los em asilos, ou nas casas de convivência ou repouso como queiram chamar, e lá permanecem sem a assistência dos seus, e são maltados, desrespeitados, agredidos, e em muitos casos sofrendo abusos, daquele que cuidam de tais casas e até mesmo dos próprios familiares, o que desperta no idoso uma sensação de abandono que lhe angustia a alma, pois enquanto tinha forças para a produção no mercado em larga escala, era disputado e andava rodeado de amigos e familiares, mas agora que chegou a faze da produção do conselho e instrução pelas experiências adquirida com o passar dos anos, os amigos lhe faltam e até os seus o desamparam. Porém a Bíblia Sagrada nos ensina que os de mais idade devem ser respeitados e ouvidos pelos mais novos (Js 23. 1, 2; Lm 5. 12, 14) e ainda temos o mandamento divino quanto à honra devida aos pais, conforme (Êx 20. 12; Ef 6. 1-3), diante dos mandamento sagrados não há como o crente em Cristo, dispersar e  desamparar os idosos, mas trata-los com carinho respeito, dando-lhes a devida honra, sabendo que este foram preservados por Deus, para nosso ensino, e orientação tanto na vida secular quanto no servir a Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário