terça-feira, 31 de julho de 2012

( 2 Rs 4. 42-44; Jo 6.5-13) - O DEUS QUE MULTIPLICA


“E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma. Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR.” (2 Re 4. 42-44)
“Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.”  (Jo  6. 5-13)

Continuando a falar sobre providencia divina nos texto acima temos dois exemplos da ação do Todo Poderoso no suprimento de necessidades pontuais, quando as ações humanas estão esgotadas e somente uma intervenção divina é capaz de apresentar uma solução. Durante um período de escassez por ocasião do ministério profético de Elizeu, quando Israel havia se distanciado de Deus e praticava grandes abominações contra o Senhor, Deus determina um período de fome e seca sobre Israel e em meio a toda aquela escassez vamos ter relatos da providência divina em favor e alguns dos seus servos, tais como Elizeu aumenta o azeite da Viúva (2 Re 4. 1-7), Eliseu é sustentado sunamita e lhe ressuscita o filho (2 Re 4. 8-37), Elizeu retira o veneno da panela de cozido (2 Re 4. 38-41), Elizeu com vinte pés e algumas espigas verdes dar de comer a cem homens (2 Re 4. 42-44), e neste ultimo caso temos a intervenção divina na multiplicação de alimentos para saciar a fome de um grupo de profetas, mostrando todo o cuidado divino para com os seus num momento em que a visão humana mostrada aqui pelo comentário do servo do profeta Elizeu, indicava não haver saída para a alimentação de tantos homens com tão pouco haveres mais diante da profecia de Elizeu: Comerão, e sobejará. Aquele bocado foi distribuído pelos cem homens que comeram e se fartaram e ainda sobrou comida. Deus é o Deus da multiplicação.

No segundo texto temos um caso de prova de fé de Cristo para com seus discípulos, uma grande multidão sempre seguia o mestre uma vez que Jesus sempre fazia grandes sinais curando os enfermos, e Jesus vendo a multidão pergunta a um de seus discípulos: “Onde compraremos pães para lhes dar de comer?” E mais uma vez a visão humana mostra a inviabilidade para se atender o propósito do mestre; “Não lhe bastaria duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.” (Jo 6. 7), mais alguém no meio do povo trazia em sua sacola cinco pães de dois peixes que serviriam apenas para a sua alimentação, porem o mestre sabendo desta porção, e tomando-a em suas mão deu graças de mandou que se distribuísse pela multidão, todo comeram e se fartaram e ainda sobejou doze cestos de comida. E mais uma vez podemos afirmar Deus é o Deus da multiplicação. Portanto nos que cremos e confiamos neste Deus, vamos colocar em suas mãos as nossas necessidades, como também o pouco que podemos fazer, e o Deus de multiplicação fará prosperar o nosso caminho, e multiplicara a obra de nossas mãos suprindo não só as nossas necessidade como também daqueles de esperam de Deus através de nossa mão. A paz do Senhor a todos!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Um comentário:

  1. Edificante ensino para aumentar a fé dos pobres de espirito.
    A um erro na quantidade de cestos que sobraram mas, o conteudo é rico e objetivo. Deixa Deus te usar querido. Paz e graça me auxiliou.
    Diacono; Silas de sao jose dos pinhais PR

    ResponderExcluir