sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dor e choro na enfermidade incurável


“Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.” (Is 38. 2, 3)

Ezequias rei em Judá foi acometido de uma doença incurável, e estava prostrado em seu leito, quando de Deus pelo profeta Isaias recebeu a sentença, “Põe a tua casa em ordem, porque morreras e não viveras. (Is 38. 1), estas palavras para Ezequias e para qualquer homem era a palavra mais dura e difícil que se poderia ouvir, pois já enfermo sofrendo muitas dores, e que com a aproximação do homem de Deus o profeta Isaias, e por ser um servo fiel, temente a Deus que andava nos caminhos do seu Deus, esperava de Deus uma palavra de conforto de animo ou até uma oração e unção para abreviar os dias de seu sofrimento, e que tão logo fosse restabelecida a sua perfeita saúde para continuar governando o povo de Deus e continuar a executar os desígnios do seu Senhor no meio daquele povo, mas não é isto que o Rei recebe de Deus e sim uma sentença última e que para os homens era uma palavra definitiva e irrevogável, certamente morria e não viveria.
Mais diante daquela sentença Ezequias não viu outra saída senão apelar para o seu Deus, e como fazer isto se estava peso a um leito de enfermidade sem a menor condição de se levantar, afirma as Escrituras Sagradas que o Rei virou o seu rosto para a parede se seu aposento e agora clama a Deus e derrama a sua alma em lágrimas e apresenta um relatório dramático porem sincero diante do Senhor Deus com as seguintes palavras “... andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos...” (Is 38. 2), isto em meio a muito choro e lágrimas.
Pelo que o Senhor Deus ouviu a sua oração e atentou para suas lágrimas e Deus ordena ao profeta que retorne ao leito de Ezequias e lhe revogue a sentença assim dizendo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.” (Is 38. 5), e ainda lhe confirma o reinado dando promessas de vitoria sobre seus inimigos, ocasião em que não só livraria a ele dos Assírios, como também o seu povo e ainda defenderia a cidade de Jerusalém, e como sinal de cumprimento de Sua palavra por boca de profeta Isaias, Deus fez retroceder o sol em 10 graus fato este constatado pelo relógio de Acaz (Is 38. 8). Irmãos que possamos crer no Senhor Deus com fé e servi-lo com fidelidade e integridade de coração e assim garantir créditos para com nosso Deus, para que no dia mais difícil possamos contar como o nosso Deus ao nosso lado e mesmo que ele não venha nos conceder a benção conforme o desejo do nosso coração como foi o caso de Ezequias, pois o Senhor é soberano em nossas vidas, mas que venhamos ter sempre em nossa mente o senso do dever cumprido e ser confortado e consolado pelo Senhor Deus nos momentos mais angustiante da vida. A paz do Senhor Jesus a todos. Amem!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário