terça-feira, 3 de julho de 2012

Deus, refúgio e fortaleza em meio à dor


Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. (Sl 91. 1-2)

O Salmista descreve neste salmo os benefícios de ter a Deus como o seu protetor e o Altíssimo com refugio, e para expressar a proteção e favor divino para com aqueles que temem a Deus o poeta cria varias figuras para nos mostrar a segurança encontrada por ele no relacionamento com o Senhor. Para o escritor o Senhor Deus é esconderijo, sombra, refugio, fortaleza, baluarte, pavês, escudo, e pelo relacionamento com Deus ele pode desfrutar de todo este arsenal como o objetivo de vencer as aflições desta vida, sabendo que nós momentos mais difícil de sua caminhada o Senhor Deus estará sempre ao seu lado para livrá-lo de todo mal. (Sl 91. 14).
Acontece assim também nas nossas enfermidades e nossas dores, necessitamos confiar em Deus que é o nosso refúgio e socorro na angustia (Sl 46. 1),  mesmo sabendo que quando somos fiéis a Deus não vamos ficar livres de toda e qualquer enfermidade, mais confiantes de que a sombra do onipotente estará sobre os que temem a Deus protegendo e dando força e vigor para enfrentar de cabeça erguida a dor e a enfermidade, e que o processo de cura das feridas, provocadas pelas enfermidades, até mesmo as invisíveis depende da intervenção do Todo Poderoso, pela aplicação do bálsamo divino as nossas feridas.
Tendo sempre em mente de que Deus é soberano nas nossas vidas e que ele pode até utilizar as enfermidades para moldar no nosso caráter cristão e promover o nosso crescimento como pessoas e servo de Deus, ou ainda para a manifestação de sua glória e poder, e até mesmo para nos provar a fé e confiança na sua majestade e soberania, devemos, portanto prontamente aceitar os seus desígnios de Deus em nossas vidas sabedores de que todas as coisas que nos acontecem cooperam juntamente para o bem daqueles que amam ao Senhor e confiança sua providencia (Rm 8. 28). Que o amor de Deus e a sua paz infinita esteja sempre derramada em abundancias sobre todos nós. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário