domingo, 8 de julho de 2012

O enfermo e a assistência divina


“O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; e na doença tu lhe afofas a cama.” (Sl 41. 3)

O Salmista Davi nos primeiros versos deste salmo apresenta a Deus como um protetor e assistente daqueles que estão no leito de enfermidades, porem o contexto nos adverte que neste caso não é qualquer doente que tem este privilégio, e sim aqueles que praticam o verdadeiro evangelho de Cristo. Vejamos os versos iniciais: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. O SENHOR o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.” (Sl 41. 1-2), portanto as benções aqui foram derramadas sobre aqueles que atentam para o pobre e o necessitado e que atende os seus semelhantes em suas angustias. Tiago também nos exortou sobre a verdadeira religião, e esta é visitar os órfão e viúvas e atender as necessidades dos pobres e marginalizados e desamparados por esta sociedade (Tg 1. 27), o próprio Jesus ensinou a seus seguidores que o atender aos pobres e ter compaixão pelos necessitados era o mesmos que servir a Deus (Mt 25. 31-46). Portanto se quisermos ter a Deus como assistente e confortador em nossas enfermidades façamos a nossa parte, vamos nos compadecer de tantos que estão abandonados e sofrendo o desprezo deste sistema governado pelo egoísmo humano e praticar o verdadeiro evangelho ensinado por Cristo. A Paz do Senhor a todos e uma Boa Aula.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário