quarta-feira, 18 de julho de 2012

A justiça evita a violência



Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência. (Sl 10. 18)

A violência tem se alastrado no meio da sociedade em que vivemos e até no meio dos ímpios a máxima é: a violência aumenta à mediada em que o estado perde a capacidade de promover a justiça, e isto às Sagradas Escritura já nos ensinava desde os primórdios da humanidade, a ponto de Deus entendendo que a justiça da primeira geração de incapaz de controlar a violência entre os habitantes da terra resolveu destruir a todos pelas águas do dilúvio (Gn 6. 1-22)

No Salmo 10 o salmista faz um rogo em louvou a Deus, uma suplica em favor do pobre e oprimido, que ele via ser desprezado, maltratado e injustiçado pelos ímpios e pelos poderosos, ele expõe diante de Deus toda a maldade praticada pelos ímpios, perseguidores dos menos favorecidos, o modo com que estes perseguiam o pobre e ainda arrazoavam em seus corações que Deus não os cobraria por tamanha iniqüidade devido o seu poder e prosperidade a cada dia se multiplicar, mas nas palavras do Salmista Deus está atento a iniqüidade dos homes e por fim se levantará em socorro ao pobre e afligido.
E no final deste Salmo ele conclama a justiça, para por fim a impunidade do ímpio a fim de desencorajar o homem a continuar a sua prática de violência sobre a terra, na nossa sociedade a violência tem proliferado em razão também da impunidade, pois os homens e poderosos têm praticado crimes de menor gravidade e o estado não tem aplicado à pena e a correção devida, ou mesmo a pena é insignificante em relação à gravidade do delito, a pena aplicada deixa transparecer que “o crime compensa”, o que desencadeia uma sensação de impunidade e a cada dia vai aumentado à gravidade dos delitos chegado a crimes bárbaros e hediondos cometidos por pessoas comuns, e o estado perdendo o controle sobre a violência entre as populações.
A solução para este grave problema da sociedade nos nossos dias é punir com rigor os malfeitores, para desestimular a prática criminosa, pois saberão todos quantos enveredarem pelo caminho da violência e criminalidades, terá a dureza da lei e o rigor da justiça a puni-los pelos seus delitos, como ensina a Palavra de Deus. A paz do Senhor a todos!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário