segunda-feira, 23 de julho de 2012

Honra as verdadeiras viúvas



Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. (1 Tm 5. 3)

Paulo ensinava ao jovem pastor Timóteo sobre seus deveres para com vários segmentos da Igreja de Éfeso a qual o mesmo pastoreava entre ele as viúvas, e admoesta-o que a igreja deve honrar e assistir e amparar as que verdadeiramente sejam viúvas, e define o que é ser verdadeiramente viúva: deveriam estas ser idosas, não ter familiares que as amparassem, passar por necessidades, serem piedosas e habituadas a oração (1 Tm 5. 5-9) e naqueles dias ainda havia uma necessidade maior para que a Igreja empreendesse assistência as viúvas, era que o marido era essencialmente o provedor do lar, isto é, as mulheres não tinha ou faziam atividades renumeradas, alem do fato de na época o estado não disponibilizar previdência social para atendimento da população, o que deixava a mulher ao falecer o seu marido em uma condição de penúria se a mesma não possuísse filhos ou familiares que as amparassem, daí a preocupação do apóstolo em definir o tratamento que a Igreja deveria dispensar a estas quando de sua assistência e amparo.
E agora como atender este seguimento na Igreja da atualidade, tudo aquilo que o apóstolo ensinou esta de pé, precisamos para atende o seguimento pela assistência social de nossas Igrejas, verificar primeiro a real necessidade de cada caso, se são verdadeiramente viúvas como definiu o apóstolo, alem de verificar se as mesmas não já estão amparadas pela previdência social, e até mesmo se as necessidades por que passa aquela pessoa não é provocada por falta de gerenciamento dos recursos financeiros que lhes são disponíveis. Pois o que entendemos é que em alguns casos há na realidade a necessidade do apoio financeiro e nestes casos a Igreja tem a obrigação de amparar e deve fazer dando um tratamento digno e respeitoso para com a pessoa carente, e para os demais caso que cremos ser casos de apoio moral e espiritual, a igreja deve implementar grupos de oração e aconselhamento para este seguimento, provendo a orientação necessária e o amparo moral e espiritual para que a pessoas possa se refazer da perda sofrida vindo a continuar a sua vida de adoração e louvor a Deus mesmo depois da perda irreparável do seu conjure. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário