quarta-feira, 25 de julho de 2012

Uma viúva de fé



E estava ali à profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.  (Lc 2. 36-38)

O Evangelho Segundo Lucas tem como premissa apresentar a Jesus como o Filho do Homem – O varão perfeito, com este propósito Lucas o escritor procura nos primeiros capítulos deste evangelho logo após descrever em detalhes o nascimento do messias, busca o testemunho de pessoas idôneas (Lc 2. 25-38), que comprovasse o nascimento deste menino anunciado desde o principio pelos profetas para ser o Salvador da humanidade, o Cristo de Deus (Is 53. 1-12).

Entre os testemunhos vamos encontrar uma viúva conhecida por todos da comunidade de Jerusalém, principalmente os frequentadores do templo, Ana era uma senhora de oitenta e quatro anos, de idoneidade incontestável que por sua avançada idade aguardava com ansiedade o cumprimento das promessas de Deus pelos profetas a respeito do Messias, encontramos nas palavras do evangelista uma mulher que ficou viúva ainda jovem, pois casara-se ainda na sua mocidade e o seu marido havia falecido sete anos após o casamento, portanto ele ficará viúva inda jovem, porem após perder o marido decidiu dedicar a sua vida no servir a Deus, pois passou a estar sempre no templo em jejum e oração e de tempo integral, e assim permaneceu até seus oitenta e sete anos momento em que testemunhou o nascimento de Cristo e glorificou a Deus por ter abarcado em seu colo o Salvador do mundo, e assim testemunhava do que tinha visto a todo quantos esperavam a redenção por Cristo Jesus.

Que possamos ter em nossos dias mulheres de fé, como Ana, comprometidas com as promessas divina, e que possam velar em jejum e oração, e que estejam dispostas renunciar até mesmo uma vida de felicidades e alegria ao lado de marido e filho, para servir a Deus e aguardar e o cumprimento das promessas e desígnios de Todo Poderoso. Fiquemos todos na Paz do Senhor, Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário