terça-feira, 10 de julho de 2012

Morte, separação entre alma e corpo


“E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.” (Gn 35. 18)

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tg 2. 26)

Vamos tratar neste texto uma simples interpretação de vocábulo morte, e definir este é uma tarefa complexa, pois a pesar de ser um fenômeno comum, pois todos os homens estão debaixo desta maldição desde a queda e, portanto é um evento discutido pela ciência e religião. Vários segmentos do conhecimento humano tem se dedicado ao estudo deste evento, primeiramente definida como uma parada cardíaca e respiratória, porem hoje o conhecimento medico científico define a morte como o cessamento permanente das atividades biológicas necessárias à manutenção da vida de um organismo, bem como ao estado desse organismo depois do evento, ou seja, parada clinica, cerebral ou cardíaca irreversível do corpo humano, e popularmente podemos afirmar que é a interrupção da atividade elétrica do cérebro, e esta servirá de parâmetro para a permissão ou não da família da vítima em fazer a doação dos órgãos para transplante.

Biblicamente o que se descreve como morte é a separação da alma do corpo com base em Genesis 35. 18. Uma referencia ao falecimento de Raquel esposa de Jacó que ao dar a luz a seu filho Benjamim, teve complicações no parto e veio a falecer, portanto assim estar escrito: “E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu)” logo neste texto temos morte como a separação entre alma e corpo. A Bíblia esta repleta de passagens com relação a este fenômeno, relatos que nos mostra tanto o seu seguimento (Gn 2. 17, 18; 3. 19; Rm 6. 23), como o seu fim, quanto esta será lançada junto com o inferno no lago de fogo (Ap 20.14), momento em que os salvos em Cristo retornarão a condição do primeiro estado da criação, portanto antes da queda, para nunca mais sofrer o dano da morte, e sim viver eternamente em um novo céu e nova terra. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário