sábado, 28 de julho de 2012

A RELIGIÃO PURA E IMACULADA


“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tg 1. 27)

Tiago que era irmão do Senhor, e que só veio a aceitar a Cristo como o Messias dias após a ressurreição do Mestre (Mt 13. 55, Jo 7. 5, 1 Co 15. 7), em sua carta universal nos oferece um “manual pratico” da vida cristã, escrevendo sobre os problemas enfrentados pelos cristãos e os perigos por eles causados e da falta de confiança plena no Senhor, no texto em tela, numa reflexão sobre a prática da palavra de Deus, podemos ver implicitamente o contrate entre o puro e o impuro entre o verdadeiro e o falso, naqueles dias já tínhamos pessoas que acreditavam que o servir a Deus não passava de ritos e rituais apenas externos, e atividade sacrificais de canto, oração e suplica e até doação de bens materiais para socorro dos necessitados, e Tiago em seus ensinos vai mostra um contraste entre estas práticas e o verdadeiro serviço ao reino de Deus, neste serviço a adoração coletiva ou individual dentro do templo, não pode estar acima de uma adoração individual e obras de fé fora dele, a profissão de fé pessoal deve estar associada a expressão publica de fé, uma coisa complementa a outra (Tg 1. 19 – 27).
O final da sua reflexão trata da relegião verdadeiramente pura que estar em “Visitar órfãos e viúvas“, estes estavam entre os mais necessitados e carentes de sua época, e o visitar aqui não é simplesmente ir ter com eles ou até mesmos distribuir donativos entre os que tinham necessidade, mas refere-se a isto e também ao cuidado e amparo, respeitoso e amável para com estes (At 6. 1-7; 1 Tm 5. 3-6), que possamos pois praticar esta coisas,  sendo fiel no servir a Cristo estaremos sempre levando a mensagem do Evangelho inclusivo pregado por Cristo e nos outorgado, (a Igreja), por ide imperativo” como servos seus e atalaias do seu Reino. Amém!! 

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário