sexta-feira, 20 de julho de 2012

A violência deve dar lugar ao Espírito


E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zc 4. 6)

O povo Judeu havia retornado do cativeiro babilônio após setenta anos de sofrimento, encontraram a cidade de Jerusalém arrasada e muito trabalho para tornar aquele lugar habitável para os filhos de Jacó, neste tempo Deus levantou a Zacarias, profeta que começou o seu ministério ainda no cativo em Babilônia e que deixaria aquela nação na leva de Judeus liderada por Zorobabel que regressou a Judá, teve como principal foco em suas profecias encorajar o povo a regressar a terra de seus pais, reconstruir a cidade de Jerusalém, bem como o templo do Senhor naquela cidade, restaurando assim o culto divino ao Senhor.
Ora a reconstrução do templo foi uma obra que causou muitas agruras ao povo e a seus reconstrutores, uma vez que a obra iniciou em 536 a.C. e em função da oposição ferrenha dos inimigos de Israel que habitavam em Judá a obra foi paralisada e ficou abandonada por longos 16 anos, mais por repreensão de Deus por boca do Profeta Ageu e encorajamento de Zacarias a obra de reconstrução da casa de Deus foi reinicia em 520 a.C.  A reconstrução havia de fato começado (Ed 5. 1,2; Ag 1. 4), mas Deus deixa bem claro nas profecias de Zacarias  de que aquela obra não seria realizada por recurso e força humana, mas, sim pelo poder do Espírito de Deus (Zc 4. 6), a ponto de o trabalho se prolongar até 515 a.C. quando o templo foi definitivamente concluído e mais uma vez dedicado ao Senhor com grande jubilo por parte dos povo Judeu.
Para os nossos dias havemos de entender que a obra e o trabalho do Senhor deverão ser executados não por nossa força e nossa capacidade humana de planejar e executar, mas no poder do Espírito Santo, realizando em nossas vidas, e através delas, tudo aquilo que foi posto por Deus em nossas mãos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
        RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário