sábado, 21 de julho de 2012

O Senhor abate violentamente a altivez


Mas eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, cortará os ramos com violência, e os de alta estatura serão cortados, e os altivos serão abatidos. (Is 10. 33)

Deus usou a Assíria para promover sobre o seu povo um julgamento (Is 10. 5), a nação de Israel estava sendo disciplinada por seu orgulho, por sua autossuficiência obstinada, e por não respeitar o direto dos menos favorecidos (Is  9. 11-21), e que apesar e toda a advertência do Todo Poderoso através dos seus profetas aquele povo continuava em sua trajetória de pecados e indisciplina, e sem perspectiva de arrependimento o Senhor decreta o juízo (Is 10. 1-4), através do povo assírio.
O povo assírio, instrumento da mão divina para correção de Israel era, guerreiro, arrogante, soberbo e cruel, que colocava no seu poder bélico, e nas estratégias de guerra, e na sagacidade de seus generais, e na força da mão de seu imperador a gloria de suas vitorias e destruição que executava sobre os reinos conquistados. Foi assim também com Israel, porem sabia Deus que aquela jornada dos Assírios era a Sua mão estendida sobre o seu povo para corrigi-los, e não o poder de fogo deles, pelo que Deus decide igualmente punir também aos Assírios por sua soberba, e altivez. É o que o profeta Isaias vai proferir em (Is 9. 5-34), mostrando para os assírios, toda a força e o poder da mão divina em favor daqueles que temem ao Senhor Deus.
Entendemos pelo texto de Isaias que Deus é soberano e não se deixa escarnecer e não dá a sua glória devida a outrem, pois assim como corrigiu a seu povo por suas transgressões e iniquidade, também puniu aos Assírios por sua soberba e crueldade, portanto sejamos autênticos servos do Deus Todo Poderoso lhe seguindo os mandamentos e reconhecendo a sua gloria e majestade, sabedores de que ele não tratará o culpado por inocente (Ex 34. 7). Amem!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário