segunda-feira, 30 de julho de 2012

(Êx 16.15) - A PROVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO


“E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.”  (Êx 16. 15)

Os filhos de Israel haviam deixado o Egito a cerca de quarenta e cinco dias, a agora caminhavam em meio ao deserto causticante e árido, e todas as provisões levantadas e trazidas por eles desde o Egito já tinha sido consumidas, agora cerca de um milhão de pessoas estavam em pleno deserto, sem a menor perspectiva de provisão alimentar para mantê-los de pé, aquela situação era o que se podia considerar “a despensa vazia”, diante disto o povo começa fazer uma cobrança aos lideres, a saber, Moisés e Arão, vejamos as palavras do povo:  “E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.” (Êx. 16. 3), tais palavras são entendidas por Deus não como uma reivindicação do povo para seus lideres até porque Moisés e Arão não teriam de onde prover alimentação para todo aquele povo em meio aquele deserto, e sim como uma murmuração contra o próprio Deus, pois a responsabilidade de retirar o povo do Egito era de Deus e não de Moisés, e Deus já havia dado provas de que aquele povo estava sobre a sua proteção  e que se eles confiassem plenamente no Senhor o seu Deus, eles haveriam de superar mais aquele obstáculo na caminhada do povo em direção a terra de Canaã.
Pelo que Deus ao ver a murmuração do povo no deserto lhes envia uma provisão diária, para atender as necessidades de alimentação daquela população que se deslocava pelo deserto, pois a partir do dia seguinte pela manhã antes que o sol aquecesse as areias do deserto cada um deveria sair de sua tenda e sobre vastidão do deserto colher o “maná”, todos os dias haveriam de colher a porção que seria consumida no dia, e em quantidade suficiente para alimentação de cada uma das pessoas que estavam nas tendas, e esta disciplina no recolher a alimentação seria uma prova para se saber se o povo plenamente confiava em Deus. Tentar guardar parte da provisão diária para o dia seguinte significava passar fome, e perder a oportunidade de corretamente desfrutar da benção de Deus para aquele dia, e a desobediência era uma recusa do povo em confiar em Deus. (Êx 16. 11-36).
Aqui temos uma prova inconteste de que Deus ampara os seus e supri as necessidades dos seus, pois aquele povo caminhou durante quarenta anos pelo deserto até alcançarem a terra prometida, enfrentado situações difíceis sim, mais sobre a boa e providencial mão de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário