segunda-feira, 16 de julho de 2012

O mundo antigo destruído pela violência


A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. (Gn 6. 11-13)

Pela palavra de Deus entendemos que a violência chegou aos homes como resultado direto da desobediência do primeiro casal a Deus o seu criador, (Gn 3 .4-24; 6.5), pelo pecado comentido com primeiro homem, toda a humanidade também se fez pecadora como afirmou o apóstolo Paulo: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm  5.12). Logo após a queda do homem, vamos encontrar seus filhos Abel e Caim ofertando ao Senhor Deus, a oferta do mais novo é aceita, porem Deus rejeita a oferta de Caim uma vez que o seu coração não era perfeito para como o Senhor o seu Deus, isto causa uma profunda tristeza em Caim e por inveja de seu irmão lhe tira a vida, tornado-se o primeiro homicida de sobre a face da terra, e consequentemente este homicídio marca o inicio da violência no meio a raça humana, a partir de então a humanidade entra numa escalada de violência sempre crescente, a ponto de Lameque descendente de Caim cometer dois homicídios por motivos fúteis e ainda vangloria-se disto diante de suas mulheres (Gn 4. 23, 24), a violência a partir de então se generaliza entre os homens sobre as face da terra, pelo que Deus decide exterminar com toda aquela geração, só escapando deste juízo de Deus sobre a humanidade a Noé e sua família pois foram encontrados justos diante de Deus, foi com pesar e muita tristeza que Deus decretou o fim da primeira civilização humana (Gn 6. 5-6), e no âmago desta destruição estava o pecado do homem e a violência desencadeada por este.
Quando olhamos nós para a sociedade em que vivemos, vamos verificar que os nossos dias são semelhantes aos dias que antecederam ao dilúvio, pois mesmo com todas as políticas públicas voltadas para a diminuição da violência, as estatísticas apontam para um crescimento assustador dos índices de assassinatos, roubos, assaltos, estupros, sequestros e de todo tipo de violência contra a pessoa humana, contra a propriedade particular ou publica, o que deixa o povo de Deus em alerta máximo, pois isto nos mostra que Cristo já volta. Porem como Igreja de Cristo e atalaias de Deus sobre a terra, devemos nós posicionar contra todo tipo de violência enfrentado pela sociedade atual, e nós portar como verdadeira agência do Reino de Deus entre os homens, nos levantando em defesa dos menos favorecidos, e atingidos pela violência que nada mais é que um produto do pecado, instigado por Satanás para levar as almas à perdição eterna, como também levando a mensagem da cruz que não só livra o homem do pecado, como garante a este uma vida de paz e harmonia com Deus e com seus semelhantes. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário