terça-feira, 3 de julho de 2012

Esperança e fé em meio às enfermidades


“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19. 25)

Temos neste texto o depoimento de um homem de fé que foi atormentado por terríveis sofrimentos como prova de Deus, mas que sendo fiel ao Deus em que ele cria e confiava manteve-se inabalável no seu testemunho quando todos lhes abandonaram e até a sua esposa lhe incentivou a desistir de sua fé e botar fim em sua existência, ele bradou: Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.” ( Jó 13.15)

O Patriarca Jó que foi um homem integro, justo e temente a Deus, e que se desviava do mal, testemunho dado pelo próprio Deus (Jó 1. 8), passou por um processo de provação quando Deus permitiu que Satanás ferisse a Jó pelo sofrimento físico e emocional a ponto deste perder toda a sua fazenda e riquezas e seus dez filhos em um só dia, porem manteve a sua fidelidade para com Deus e não negou ou blasfemou o nome do Deus em que ele confiava, insatisfeito Satanás ainda acusa o patriarca de manter o seu testemunho em função de gozar saúde perfeita (Jó 2. 4), e Deus mais uma vez põe o seu servo Jó a prova, ele é acometido de uma enfermidade incurável que lhe faz ficar chagado deste a planta dos pés até o alto da cabeça, e o que lhe sobra são apenas as dores do seu sofrimento, e um caco para raspar as feridas, pois seus amigos lhe acusavam de pecados encobertos motivo pelos quais padecia tanto, e até a sua esposa lhe falou assim:  “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” (Jó 2. 9).
Podemos entender pelo que foi descrito no livro de Jó que o patriarca sofreu terrivelmente com aquela enfermidade, teve momentos de profunda angustia e depressão até, e aqui podemos refutar a pregação dos adeptos da prosperidade de que o fiel não pode passar por aflições e enfermidades, e se isto estiver ocorrendo é por falta de fé ou o crente esta em pecado, como avaliavam os amigos de Jó, porem o patriarca estava em meio a uma provação com a permissão de Deus, provando assim a sua fé e fidelidade de servo de Deus, e nos deixando um exemplo homem justo e temente a Deus. Fique todos na Paz do Senhor Jesus. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário