segunda-feira, 2 de julho de 2012

Deus cura as nossas enfermidades


E disse: Se ouvires atento à voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. (Êx 15. 26)

Um dos maiores e crônicos sofrimentos enfrentados pela humanidade na atualidade é sem duvida alguma a disseminação de doenças que vai desde uma gripe que pode ser combatida com um simples repouso e injeção de líquidos e as nas graves que pode até levar a morte, até doenças graves como o câncer e AIDS são mazelas que tem causado preocupação de governos e sociedade organizada e milhões são gastos em políticas publicas visando amenizar o sofrimento e a dor das populações atingidas por estas doenças. Já vimos que no âmago desta questão esta o pecado do homem, que desde o Éden teima em desobedecer a Deus e afasta-se de seus mandamentos, trazendo sobre se a degradação moral, social, física e espiritual, e perdendo com isto a proteção do Deus que é a saúde das nações.
Para o povo de Israel ao entrar na terá de Canaã após o cativeiro Egípcio a recomendação de Deus é simples e aponta para o comportamento que o cristão deverá adotar para que possa ter estes sofrimentos amenizados, os filhos de Israel deveriam ouvir a voz do Altíssimo, andar em retidão diante do seu Deus, guardar os mandamento e estatutos divinos, e assim Deus os livraria das pegas e doenças que sobrevieram sobre os Egípcios as quais o israelitas conheciam muito bem, uma vez que foram estas pragas usadas  com instrumento para libertação do povo israelita dos domínios do faraó. Então para o Cristão da atualidade o princípio divino se mantém de pé, não que os crentes ao aceitarem a Cristo e viverem uma vida de fidelidade e piedade diante de Deus estejam inumes ao sofrimento das enfermidades, até porque as doenças chegam ao homem em decorrência de vários fatores, o que o principio nos garante é que as enfermidades que chegam aos homens em razão de desobediência a Deus e a seus mandamentos e que são resultado do julgamento de Deus sobre aquele que praticam tais atos, estas deixam de afetarem os fiéis a Cristo, pois o nosso Deus e o Senhor que sara. Amém.

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário