terça-feira, 17 de julho de 2012

Irmãos violentos



             Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. (Gn 49. 5)

           Jacó já nos seus últimos dias de vida, e como mandava o costume entre os patriarcas, ele reúne os seus doze filhos em volta de si e passa a abençoar os seus filhos e lhes mostrar o que deverias acontecer com eles baseado em seus cárteres e de acordo com a orientação divina, a benção de Jacó sobre os seus filhos são palavras proféticas com base no comportamento apresentado por cada filho até aquele dia o que mostra-nos que na vida do homem reflete-se a lei da semeadura e da ceifa (Gl 6. 7), pois mesmo Jacó distribuído à benção não poderia afastar de seus filhos as consequências de seus pecados.

        Vejamos o que foi dito a Simeão e Levi pelo patriarca Jacó: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.” (Gn 49. 5-7). Temos nas palavras de Jacó uma repreensão a violência dos irmãos quando manuseavam suas espada a ponto de com crueldade cometerem homicídios e até investirem contra amimais indefesos, Jacó lhe condena o furou e a ira, e por darem vazão a estes sentimentos os seus descendente foram espalhados no meio de seus irmãos.

           A violência ela sempre foi motivo da repreensão de Deus sobre os homens, apesar de que em algumas oportunidades ser esta única forma de os rebeldes atentarem para as determinações divinas, eis a razão porque o próprio Deus determinava sobre estes a punição e o ensino pela violência, pois só assim estes si enquadrariam na vontade soberana de Deus. Já para os servos de Deus da nova aliança e recomendação é “...e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11. 29), portanto a prática a mansidão e a perseguição a paz é uma identidade do Cristão para os dias atuais e só assim nesta incansável busca é que encontraremos a paz e felicidade para as nossas almas mesmo em meio a este mundo de tribulação. A paz do Senhor a todos!!



Referências bibliográficas:



SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.

COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário