sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um apelo á liderança e aos crentes


“Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.” (1 Tm 5. 16)

Paulo continuado suas instruções ao pastor Timóteo e a Igreja de Senhor que estava em Éfeso, os instrui sobre como deve proceder quanto ao atendimento por parte da Igreja as viúvas, e por que não dizer aos necessitados da Igreja como um todo, pois como afirmou o próprio Jesus não faltarão pobres entre vós, “Porque os pobres sempre os tendem convosco, mas a mim nem sempre me tendes.” (Jo 12. 8).

Pelas palavras do apóstolo a responsabilidade do amparo, sustento e cuidado para com as viúvas estar em primeiro lugar com as suas famílias e parentes, uma vês que esta, (a viúva), na maioria dos casos são mães que já criaram filhos, e que estes, (os filhos), já possuem boas condições financeiras e integram a força ativa de trabalho, isto é estão empregados e recebem salários, portanto em condições de sustentarem e ampararem a genitora que perdeu o seu cônjuge e provedor da casa, e levando-se em consideração os tempos em que vivemos, diferentemente dos dias da Igreja de Éfeso onde a população não contava como a assistência da previdência social pública, hoje a temos e geralmente o cônjuge viúvo herda uma pensão do falecido para sua manutenção básica e que em alguns casos, supre as necessidade financeiras da viúva lhe proporcionado uma vida com dignidade e conforto, e neste casos não haverá necessidade desta estar inscrita nos programas de assistência social da Igreja, e o que entendemos com o que escreveu o apóstolo (1 Tm 5. 16), sendo assim a assistência social da Igreja vai garantir um melhor atendimento aqueles que na realidade necessitam de amparo, as que são verdadeiramente viúvas, pois quando as famílias cristãs comprem as suas responsabilidade para com os seus, a Igreja pode cuidar com maior presteza daqueles que não têm nenhum recurso familiar. Cumpre a Igreja o papel de fazer uma criteriosa avaliação dos que são assistidos nos programas sociais da Igreja, otimizando os recursos no atendimento a um maior numero dos que são realmente necessitados e levando a todos um evangelho integral cuidado do corpo, da alma e do espírito, como Jesus nos deixou o exemplo. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário