quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A LEI DA SEMEADURA E O PRINCÍPIO DA RETRIBUIÇÃO


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6. 7)

Semeadura e sega eis um dos princípios difundido, pregado e aplicado em toda a Mensagem Bíblica principalmente pelos profetas e em especial os profetas menores, no caso de Obadias este princípio é aplicado aos habitantes da capital do Império Assírio, Nínive, que semearam a opressão ao povo de Deus,  e o Senhor pelo profeta decreta a destruição do império como sega dos seus pecados e arrogância.
A semeadura interpreta-se por plantar, enquanto a sega ou retribuição tem por significado a recompensa pelo que se plantou, ao longo da Narrativa Bíblica vamos encontrar sempre os homens e os povos andando por caminhos que desagradavam a Deus e como consequências dos seus pecados receberam de Deus a justa e infalível retribuição, pois “o que o homem plantar isto também ceifará” (Gl 6. 7). Vejamos alguns casos: Esaú levado pela soberba e negligência vendeu por um prato de lentilhas o seu direto de primogenitura, e seu irmão Jacó recebeu de seu pai Isaque a benção que lhe era devida, a geração antidiluviana era violenta e praticavam abominações contra Deus ceifaram como consequência do seu pecado a destruição pelas águas do dilúvio de toda aquela geração. O povo hebreu após terem entrado em Canaã, terras das promessas de Deus a Abraão, se desviaram dos caminhos do Senhor Deus, seguindo a adorando os deuses pagãos dos povos que habitavam nas terras de suas posses, como cosequencias foram levados em cativeiro por setenta anos na Babilônia. Acã reteve dos despojos de Jericó uma capa Babilônica e algumas peças de prata contrariando a determinação de Deus, pelo que ele a sua casa foram estripados do meio do povo de Deus. Saul o primeiro rei de Israel, foi desobediente às ordens de Deus, e reteve consigo os despojos de guerra os quais Deus lhes havia mando destruir, pelo que Deus lhe tomou o trono e passou a Davi filho de Jessé o seu sucessor.
Por todos e por mais uma série de exemplos contidos nas Paginas Sagradas temos que concordar como o apóstolo Paulo ao escreve aos Gálatas: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gl 6. 7–10), sendo assim busquemos a fidelidade para com Cristo, e fazer o bem ao próximo como parte integrante da nossa adoração a Deus, sabendo o que plantarmos, isto também ceifaremos. A paz do Senhor a todos. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário