quarta-feira, 21 de novembro de 2012

(Is 1. 9) – O EXEMPLO DO JUÍZO DIVINO


“Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes à Gomorra.” (Is 1. 9)

No primeiro capitulo de livro do profeta Isaias Deus, declara o juízo divino aos filhos de Judá, não sem antes lhes mostrarem e fazê-los compreenderem o tamanho e a gravidade de seus pecados, pois como filhos e herdeiros do Deus Altíssimo, eles haviam se revoltado contra Deus, abandonaram e blasfemaram o nome do Santo de Israel, tornando-se mais rudes que os animais domésticos que eles possuíam, vejamos a descrição do profeta: “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.” (Is 1. 2-4).
Em razão de tais transgressões cometidas pelos filhos de Judá só restou a Deus tomar uma decisão radical para restaurar aquele povo e reconduzi-los de volta para Deus, a exemplo do juízo divino tomado sobre Sodoma e Gomorra, que se não fora o Senhor poupar um renascente mandando-os para o cativeiro por setenta anos, aquele povo teria sucumbido e havia sido arrancado de sobre a face da terra, porem mesmo Deus aplicando um severo juízo sobre os filhos de Judá, a exemplo do ocorreu com as duas ímpias cidade, Deus manteve a sua fidelidade para com a promessa feita a Abraão, deu escape a um remanescente, e deste remanescente suscitou o escape para a restauração nacional de Israel (Is 1. 18-20, 24-28), e Salvação de todos os homens (Is 9. 6; Tt 2 11,12). Amém.

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário