quinta-feira, 22 de novembro de 2012

(Ez 14. 13) O JUÍZO DIVINO Á NAÇÃO PECADORA.


“Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais.” (Ez 14. 13)

O juízo de Deus sobre os filhos de Judá seria implacável, eles haviam cometido graves transgressões conta o Senhor Deus, abandonado o conselho do Senhor, seguido o caminho dos gentios, adorando os deuses destes e até sacrificando seus filhos a estes deuses, pelo que o Senhor Deus já não podia suportar a iniquidade daquele povo, e até mesmo os seus sacrifícios prestados ao Senhor para perdão dos pecados, não Lhe causava satisfação e sim desprazer e enfado: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Is 1. 11-15).
A infidelidade dos filhos de Judá era tão grave e tão ofensiva à santidade de Deus, que não haveria suspensão do juízo, nem mesmo pela presença de gigantes espirituais tais como Noé, Daniel e Jó em Jerusalém, e o juízo divino constituído de fome, peste e guerra, traria a exemplo do que ocorreu como Sodoma e Gomorra a destruição total da cidade e de todo os seus habitantes e se dentro dela encontrassem a Noé, Daniel, ou mesmo Jó, mesmo sendo homens reconhecidamente justos, só poderiam salvar as suas própria vidas, e até mesmo seus filhos ou filhas seriam destruídos dado a gravidade dos pecados cometidos em Jerusalém naqueles dias:“Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS. Se eu fizer passar pela terra as feras selvagens, e elas a desfilharem de modo que fique desolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras; E estes três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres, e a terra seria assolada. Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser: Espada, passa pela terra; e eu cortar dela homens e animais; Ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem filhos nem filhas livrariam, mas somente eles ficariam livres. Ou, se eu enviar a peste sobre aquela terra, e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para cortar dela homens e animais, Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.” (Ez 14. 14-20). Portanto foi desta maneira que o Senhor agiu para com os filhos de Judá, só dando escape a um pequeno número de remanescentes, para preservar a sua promessa feita a seu servo Abraão, fato este implicitamente relatado pelo profeta no final deste capitulo (Ez 14. 21- 23) falando a respeito do advento do messias e da restauração nacional de Israel. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário