sexta-feira, 9 de novembro de 2012

(Lc 11. 32) - O EXEMPLO DOS NINIVITAS


“Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.” (Lc 11. 32)

Jesus estava em meio a uma multidão e fazia grandes sinais e maravilhas entre os israelitas seus contemporâneos, porem apesar de toda a evidência os seus patrícios não criam Nele, a ponto de acusá-lo de expulsar os demônios pelo espírito de Belzebu (Lc 11. 14,15), pelo que Jesus os alertou que a recusa em reconhecê-lo como profeta e ouvi-lo como enviado de Deus, resultaria na condenação deles por aqueles que foram profetas no Antigo Testamento como eles em verdade conheciam muito bem e os tinham como enviados por Deus. Os exemplos que o mestre apresenta aos Judeus naquele momento incluíam gentios, tais como a rainha do sul (a rainha de Sabá em 1 Rs 10. 1-10), e os homens de Nínive (Jn 3). Jesus é maior do que aqueles que proclamaram a palavra de Deus nos tempos antigos, Salomão e Jonas, por isto a pregação de Cristo deveria ser ouvida e acatada pelos israelitas do primeiro século.
Até nos dias atuais, o mundo ainda prefere crer em homes, ou coisa com o objetivo de facilitar o seu encontro com Deus e o consequente perdão dos pecados, porém podemos afirmar categoricamente com base na palavra de Deus, que o único caminho para a redenção do homem e perdão dos seus pecados, e pagamento de sua culpa é o sacrifício de Cristo no calvário (Jo 14. 6), assim como os ninivitas deram ouvidos a pregação de Jonas, arrependendo-se e procurando o perdão de Deus, pelo jejum e renuncias diante de Deus, obtento Dele o perdão de suas transgressões. O homem só alcançará a salvação pelo arrependimento dos seus pecados e aceitação do sacrifício de Cristo para perdão de seus pecados, e satisfação da justiça divina. Só em Jesus Cristo o homem pode ter a salvação. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário