segunda-feira, 5 de novembro de 2012

( Sl 85. 10) - JUSTIÇA E AMOR NO CALVÁRIO


“A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.” (Sl 85. 10)

A salvação do homem no pecado, e a palavra de Deus afirma que todos pecaram e destituídos estavam da gloria de Deus (Rm 3. 23; 5. 12), dependia da satisfação da justiça divina, por isto não haveria salvação sem o derramamento de sangue, portanto Cristo ao entregar a sua vida na cruz, o fez dando plena satisfação a justiça de Deus, rasgando a cédula que nos era contraria e nos outorgando a paz definitiva com Deus o criador, agora sim por Cristo o Justo e justificador dos nossos pecados temos paz com Deus, pois o sangue de Cristo nos justifica de todo pecado.
No salmo 85 o autor rende o louvor a Deus por sua misericórdia, pelo fato do Senhor Deus ter-se lembrado do povo judeu no cativeiro, e tê-los alcançado com mão forte e os libertado da mão dos seus exploradores, que aqui acreditamos serem os babilônicos, mas o salmista entende que pelos pecados cometidos pelo povo judeus àquela libertação ainda não seria plena, mas em um louvor profético fala da redenção definitiva de Israel (Sl 85) pelo aparecimento do Messias, e a redenção eterna do povo de Deus.
O profeta Jonas no livro que estudaremos esta semana na EBD, demonstra o tamanho e o alcance à misericórdia de Deus para com os pecadores, pois a cidade de Nínive que tinha se afundado em uma vida de pecado e profanação ao nome do Senhor Deus teve os seus dias contado pelo Criador até a sua destruição pelo fogo, porém antes mesmo do Altíssimo desencadear qualquer reação contra o povo ninivita, o profeta Jonas foi enviado a pregar uma mensagem de juízo e destruição da cidade em três dias, pelo que o povo de Nínive coletivamente faz um jejum pedindo ao Senhor a misericórdia e o favor do Altíssimo sobre eles, pelo que o Senhor Deus, atentando para o arrependimento daquele povo, lhes passou o juízo, poupando a cidade e seus moradores da destruição, dando-nos uma demonstração do que seria feito com toda a humanidade pelo sacrifício de Cristo no calvário.
Portando Cristo por seu sacrifício vicário assumiu o nosso lugar na cruz, satisfazendo plenamente a justiça divina e nos reconciliado com Deus pelo perdão dos nossos pecados, restabelecendo a nossa paz com Deus e nos garantindo o direito às moradas eternas. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário