terça-feira, 27 de novembro de 2012

(Sf 2. 12) - O CASTIGO CONTRA A ASSÍRIA


“Estenderá também a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto.” (Sf 2. 13)

Os Assírios, povo que dominou os filhos de Israel, povo que Deus utilizou para dar um corretivo ao seu povo, a fim de, que eles se voltassem para o Senhor o seu Deus. O poderoso império Assírio era constituído de um povo cruel e sanguinário, que em suas conquistas quase sempre violentas, levava o pânico e a destruição as cidades e aos povos por eles conquistados.
Ora Deus que é soberano e Senhor em toda terra (Jr 32. 17; 2 Sm 7. 22), sempre que falou sobre o corretivo que havia de ser aplicado aos descendentes de Abraão, também sempre falou do escape que seria providenciado para os filhos de Israel, e os filhos de Judá, e do julgamento que seria aplicado a aqueles que, fossem os responsáveis por aplicar o corretivo ao povo de Deus. No texto em tela o profeta Sofonias engrossando o coro dos profetas que predisseram a derrocada e a destruição completa dos inimigos do povo de Deus, a saber, naquela oportunidade os Assírios, ele assim descreve a punição de Deus aos Assírios: “Eu ouvi o escárnio de Moabe, e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo, e se engrandeceram contra o seu termo. Portanto, tão certo como eu vivo, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom como Gomorra, campo de urtigas e poços de sal, e desolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá. Isso terão em recompensa da sua soberba, porque escarneceram, e se engrandeceram contra o povo do SENHOR dos Exércitos. O SENHOR será terrível para eles, porque emagrecerá todos os deuses da terra; e todos virão adorá-lo, cada um desde o seu lugar, de todas as ilhas dos gentios. Também vós, ó etíopes, sereis mortos com a minha espada. Estenderá também a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto. E no meio dela repousarão os rebanhos, todos os animais das nações; e alojar-se-ão nos seus capitéis assim o pelicano como o ouriço; o canto das aves se ouvirá nas janelas; e haverá desolação nos limiares, quando tiver descoberto a sua obra de cedro. Esta é a cidade alegre, que habita despreocupadamente, que diz no seu coração: Eu sou, e não há outra além de mim; como se tornou em desolação, em pousada de animais! Todo o que passar por ela assobiará, e meneará a sua mão.” (Sf 2. 8-15).
Mostrando para todos debaixo do Sol que Deus é o Senhor, e tem domínio de poder sobre toda a terra e que mesmo os mias poderosos impérios só foram edificados e sobreviveram pela permissão e soberania de Deus, e os mais poderosos e numerosos que praticaram a impiedade, e foram soberbos, e se posicionaram contrários ao povo de Deus, foram abatidos e destruídos pela potente mão do Soberano e Todo Poderoso Deus. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário