terça-feira, 20 de novembro de 2012

(Sl 18. 25, 26) – DEUS FAZ JUSTIÇA AOS JUSTOS E ÍMPIOS


Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. (Sl 18. 25-26)

Davi oferece ao Senhor um cântico de gratidão e louvou no dia em que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos, e das mãos de Saul, neste Salmo o rei Davi mostra-nos a excelência da justiça divina, alem de exaltar ao Senhor Deus por seu poder e misericórdia para com ele, o ungido por Deus para reinar sobre Israel em substituição a Saul, que foi rejeitado pelo Senhor (1 Sm 13.8-23; 15. 1- 31) em função de seus pecados e de sua altivez e arrogância.
Neste salmo Davi começa por exaltar ao Senhor, e reconhecer que foi o Senhor o responsável por suas vitorias e conquistas, em momento algum Davi vai atribuir as suas conquistas ao próprio braço, ou mesmo a força e destreza dos seus exércitos, mas reconhece que viveu situações complicadas pela perseguição de Saul, e que se dependesse apenas de suas próprias forças ele teria sucumbido diante os inimigos que o havia cercado. Vejamos a descrição do salmista da situação vivida por ele: “Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram. Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.” (Sl 18. 4-5).  Diante de tal situação o salmista apela para o Senhor o seu Deus, em um clamor desesperado e último quando as suas forças já se esvaia, e a angustia tomava conta de todo o seu ser ele afirmou: “Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.” (Sl 18. 6).  Pelo que o Senhor ouviu a Davi desde os céus, respondendo o clamor do seu servo, e agora Davi passa a descrever toda a majestade e poder de Deus em seu favor, é uma descrição esplendorosa, de um Deus de força magnífica, capaz de colocar todo o arsenal dos exércitos celestiais e as temidas forças da natureza em favor daquele que teme ao Senhor e Lhe clama por socorro.
Diante disto encontramos a justiça de Deus sendo derramada tanto sobre os justos quanto sobre os ímpios, pois na sua angustia Davi clamou ao Senhor, uma vez que os seus inimigos com impiedade o perseguia e lhe cercava para tira-lhe a vida, e Deus na sua justiça se levanta em favor de seu servo, dando-lhe vitoria e abatendo os seus inimigos. Já para com os inimigos de Davi Deus destinou todas a armas dos exércitos celestiais e toda força da natureza, em função da impiedade praticada por eles para como o servo do Senhor o rei Davi, era a justiça divina punindo a impiedade dos inimigos de Davi. Portanto encontramos Davi afirmando: “Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.” (Sl 18. 25-26).
Sendo assim podemos afirmar a justiça divina é imparcial e trará recompensa a todos os homens debaixo do sol, aos justo que viveram uma vida irrepreensível pela justificação que há em Cristo Jesus, o perdão dos pecados, a paz com Deus e a certeza de um dia morar eternamente com Ele, aos ímpios que rejeitaram a Cristo, e tiveram uma vida dissoluta e de perseguição ao evangelho de Cristo, a condenação eterna e o viver eternamente separado de Deus. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário