sexta-feira, 30 de novembro de 2012

(Jr 27. 5-7) – AS NAÇÕES SOB A AUTORIDADE DIVINA.



“Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos. E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam. E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele.” (Jr 27. 5-7)

Com base na criação pelo Todo Poderoso de todas as coisas, a autoridade de Deus é definida sobre todas as nações, uma vez que foi Ele é o criador de todas as coisas logo Ele tem o domínio sobre todas elas e diante disto deu poder aos homens para se constituírem em comunidades organizadas as quais conhecemos hoje por nações, e a estas nações, a saber, os indivíduos nascidos nestas nações deram-lhes sabedoria para constituírem sobre si governantes, os quais governam com autoridade emanada de Deus, e são tratados pela Escritura Sagradas como servo de Deus, que comprem determinações divinas, a exemplo de Nabucodonosor, ímpio e cruel, rei de Babilônia o qual o próprio Deus por boca de Jeremias o tratou por servo (Jr 27. 6).
Portanto pela Palavra de Deus podemos afirmar que toda a autoridade procede de Deus, e é ele que sustém todos os reinos sobre este mundo, o Senhor estar no controle de todas as coisas, inclusive no domínio sobre todas as nações da terra, “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” ( Sl 24. 1-10), Ele as domina e por fim se levantará do seu trono, e como reto Juiz julgará também a todas as nações, povos e línguas debaixo do sol. Amém!!

Referências bibliográficas:

SOARES, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário