terça-feira, 6 de novembro de 2012

(Jr 31. 3) - A GRANDESA DO AMOR DE DEUS

“Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jr 31. 3)

O capitulo 31 do livro do profeta Jeremias faz referência à restauração de Israel no pós-exílio no Egito, e foi por seu infinito amor, e como preservação das alianças estabelecida como Abraão, Isaque e Jacó, que o Senhor Deus, tirou do Egito o povo hebreu dando-lhes a terra de Canaã por herança, embora o texto faça alusão exclusiva a Israel (Jr 31. 1), entendemos que implicitamente ele é inclusivo a todo povo hebreu, isto é Israel “Efraim” e Judá.
O povo Judeu havia chegado ao Egito (Gn 46.1-27), em uma época de escassez em toda terra, porém Deus tinha enviado a terra do Egito a José (Gn 37. 1-36) filho de Jacó e, portanto um descendente de Abraão, que ali se tornará governador (Gn 31. 37-57), para que, com sabedoria divina, não só provesse de alimentação o Egito, mais também a toda a descendência de Abraão, ali representada pelo patriarca Jacó e toda sua casa, preservando assim a nação judia, da qual o próprio Deus suscitaria o Messias o Salvador do mundo. O povo hebreu habitou entre os Egípcios e logo Deus os abençoou fazendo-os prosperar e cair na graça de todo povo egípcio, mas passado o governo de José, o povo caiu como escravo na mão do faraó, que com mão de ferro, e trabalhos forçados, transformou o povo em mão de obra escrava de suma importância para a economia do Egito naqueles dias, foram assim por longos 400 anos, porém o Senhor Deus não esqueceu o seu povo, e apesar de toda perseguição e dos trabalhos forçados, e das torturas sofridas, o povo cresceu e se multiplicou entre os egípcios, aponto do faraó temendo pela segurança e estabilidade da economia egípcia determinou a execução durante o parto de todos os meninos judeus nascidos do sexo masculino (Êx 1. 15-22), e mais uma vez vamos encontrar o favor de Deus para com os hebreus, pois alem de preservar a vida dos meninos judeus, Deus ainda levantou a Moisés que foi criado como filho adotivo da filha do faraó (Êx 2.1-10), para a libertação do povo de Deus do jugo do faraó.
Foi durante a caminhada por 40 anos no deserto causticante com destino a terra de Canaã, após a libertação milagrosa de povo hebreu do julgo egípcio, que Deus nos mostra a grandeza do seu amor para com os descentes de Abraão, pois o Senhor manteve cerca de um milhão de pessoas durante aquela caminhada, não lhes faltaram comida, água, roupas ou agasalhos, mais o Senhor os sustentou e os livrou do exército do faraó, das águas do mar vermelho, das serpentes do deserto, dos habitantes de Canaã, das águas do Jordão, das cidades fortificadas de Jericó e Ai, e etc. Fazendo o povo entrar e habitar seguro nas terras das promessas de Deus a Abraão.
Portanto somente uma coisa justifica tamanha proteção de Deus sobre este povo e sua restauração como nação dentro da terra que manava leite e mel, a grandeza do amor de Deus para com o povo hebreu (Jr 31. 3), tal comportamento divino é tipo do seu infinito amor dispensado a humanidade em que deu a seu único filho (Jo 3. 16), para resgate de todo aquele que crer. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário