segunda-feira, 26 de novembro de 2012

(2 Re 17. 23) DEUS USOU A ASSÍRIA CONTRA ISRAEL.


“Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.” (2 Reis 17. 23)

Porque Deus entregou o seu povo nas mãos dos Assírios? A ponto de o reino norte deixar de existir e suas terras dadas por Deus como herança aos descendentes de Abraão ser ocupadas e dominadas por povos gentios oriundos de varias partes do império assírio (2 Rs 17. 24), e que mesmo após o cativeiro essas terras embora retomadas ao controle dos Israelitas, eles passaram a conviver com uma miscigenação de povos gentios, perdendo assim a sua identidade como povo de Deus, e sua terra como local de adoração a Deus, fato este ratificado pelo dialogo de Cristo com a Samaritana no poço de Jacó (Jo 4. 1-24)?
Quando verificamos o texto bíblico em busca da resposta vamos nos deparar com o próprio Deus dizendo: “O Senhor enviou uma palavra a Jacó, e ela caiu em Israel. E todo este povo o saberá, Efraim e os moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração, dizem: Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos. Portanto o SENHOR suscitará, contra ele, os adversários de Rezim, e juntará os seus inimigos. Pela frente virão os sírios, e por detrás os filisteus, e devorarão a Israel à boca escancarada; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. Todavia este povo não se voltou para quem o feria, nem buscou ao SENHOR dos Exércitos. Assim o SENHOR cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia (O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda). Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos. Por isso o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça. Por causa da ira do SENHOR dos Exércitos a terra se escurecerá, e será o povo como combustível para o fogo; ninguém poupará ao seu irmão. Se colher à direita, ainda terá fome, e se comer à esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço.” (Is 9. 8-20).
 “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe?”
“A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, Sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre mortos? Com tudo isto a sua ira não cessou, mas ainda está estendida a sua mão.” (Is 10. 1-4), vejamos ainda (2 Rs 17.1-23).
Portanto Deus feriu a Israel em razão dos seus pecados, levando-os cativos entre os Assírios pelas suas transgressões aos mandamentos divinos, para lhes dar um corretivo a fim de que eles reconhecessem as suas iniqüidades e retornassem a servir a Deus com fidelidade e correção, o que não mais ocorreu devido à miscigenação ocorrida naqueles dias (2 Rs 17. 25-41).
Mesmo quando Deus fala de juízo sobre os filhos de Israel sempre fala de sua restauração que aponta para a volta daquele povo após o cativeiro Babilônico, embora o reino Norte não se restabelecesse mais como nação, porque assim o Senhor o disse, mais retornou unificados ao reino Sul com os filhos de Judá, e até hoje estão entre o remanescente hebreu preservado por Deus, como a promessa feita a Abraão o seu servo. Fiquemos todos na paz do Senhor Jesus. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário