sexta-feira, 23 de novembro de 2012

( Mt 11. 23, 24) A RUÍNA DE UMA CIDADE ORGULHOSA

“E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.” (Mt 11. 23-24)

Cafarnaum,  uma importante cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim, perto dali passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima. Jesus operou muitos sinais e milagres nesta cidade (Mt 8. 5-17; Mc 1. 21-28; 2. 1-13; Jo 4. 46-54), e ensinava frequentemente na sua sinagoga (Jo 6. 24-71; Mc 9. 33-50). Na verdade Cafarnaum ficou conhecida como o quartel-general do ministério terreno de Cristo a ponto de ser chamada a sua cidade, sem contar que o mestre fixou residência nesta cidade (Mt 9. 1; Mc 2. 1). Contudo, apesar do real impacto do seu ministério entre esse povo, eles acabaram por se afastar dos ensinos e mandamentos do Mestre; pelo que, o Senhor Jesus predisse a completa destruição da cidade (Mt 11. 23-24; Lc 10. 15).
No texto de Mateus 11, o mestre repreende os habitantes de Cafarnaum e os mostra que aquela cidade apesar de grande e fortificada, não escaparia do juízo divino por sua impenitência e orgulho. Vejamos o texto: “E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.” (Mt 11. 23-24), portanto o juízo divino sobre Cafarnaum, cidade acostumada a presenciar os milagre e ensino de Cristo, seria implacavelmente executado e a cidade seria destruída em função de sua não crença em Cristo como o Messias enviado por Deus, e o Mestre lhe admoesta dizendo que se em Sodoma, cidade que foi destruída por Deus nos dias de Ló, fosse realizado tantos sinais o quanto foi em Cafarnaum, a ímpia Sodoma ainda estaria de pé, porém pela impenitência de Cafarnaum ela será julgada e punida pelo Senhor Deus e a imponente Cafarnaum seria reduzida a ruínas.
Mas o próprio Cristo na sequencia vai apresentar implicitamente a solução para nós outros, limpar de nossas vidas a impiedade e orgulhos nos voltando para o Senhor uma vez que Jesus é salvação para os humildes: “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11. 25-30), logo necessitamos de cada dia nos apresentarmos humildemente diante do Senhor, sabedores de que ele é o autor e consumador de nossa fé escapando assim do justo e certo juízo que se abaterá sobre os ímpios. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário