sexta-feira, 16 de novembro de 2012

(Mt 23. 23) – O DIZÍMO NÃO SUBSTITUI A PIEDADE



“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mt 23. 23)

O Senhor Jesus mais uma vez dirigindo-se aos escribas e fariseus, falando-se a respeito de obediência mais precisamente sobre piedade, uma vez que eles observavam e faziam cumprir os menores preceitos da lei, em detrimento da piedade da misericórdia e do amor ao próximo.
A hortelã, o endro e o cominho são plantas usadas como tempero, e a comercialização e produção destes era de pequena monta, porém os fariseus eram bastante rigorosos em relação aos dízimos até dos pequenos grãos, mas não davam a devida importância a assuntos como assegurar-se de que as suas ações e atos estivessem em consonância como o juízo, a misericórdia e a fé (Mq 6.8). Jesus não estava descaracterizando a importância do entregar o dízimo do Senhor; Ele estava mostrando que os escribas e fariseus davam importância a uma área em detrimento da outra, exigiam a entrega do dízimo até dos pequenos lucros, mas eram relapsos, na aplicação do juízo, da misericórdia, e do socorro as mais carentes em fim desprezavam a piedade.
Do mesmo modo, também podemos nos preocupar demais como regras e normas de nossas igreja e congregações e esquecer os princípios bíblicos importantes que há por traz delas, que venhamos a compreender que o dízimo não substitui a piedade, a fé e o amor a Deus e ao próximo. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário