sábado, 17 de novembro de 2012

LIÇÃO 7 – 4 Trim. 2012 – MIQUEIAS – A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA.




TEXTO ÁUREO.

“[...] Tem, porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (1 Sl 15. 22)

VERDADE PRÁTICA.

                A mensagem de Miqueias leva-nos a pensar seriamente acerca do tipo de cristianismo que estamos vivendo.

INTRODUÇÃO.

Estudaremos nesta lição:
  1. O cumprimento da liturgia sem a correta motivação no adorar a Deus.
  2. Deus não se importa com os nossos rituais religiosos, desprovidos do amor e graça divina.
  3. O verdadeiro significado do amor a Deus e ao próximo.
I – O LIVRO DE MIQUEIAS.

1. Contexto histórico.
  • Miqueias era de Moresete-Gate cidade a 32 km a sudeste de Jerusalém (Mq 1. 1, 14);
  • Profetizou nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias reis em Judá (Mq 1. 1);
  • Jeremias fala de Miqueias profetizando no reinado de Ezequias (Jr 26. 18);
  • Podemos situar seu ministério entre 735 a.C e 710 a.C..

3. Estrutura da mensagem.
  • Livro de Miqueias, uma coleção de pequenos oráculos distribuídos em 7 capitulo;
  • O assunto é a ira de Deus em relação aos pecados de Jerusalém e Samaria;
  • Miqueias profetizou contra a idolatria, censurou a opressão aos pobres;
  • E denunciou o colapso da justiça nacional em Israel (Mq 1. 5; 2. 1, 2; 3. 9-11);
  • Anunciou antecipadamente o local de nascimento do Messias (Mq 5. 2; Mt 2. 1, 4-6);
  • E chegou a ser citado por Cristo durante o seu ministério (Mq 7. 6; Mt 10. 35, 36).

II – A OBEDIÊNCIA A DEUS.

1. O conceito bíblico de obediência?
  • Shemá, verbo no hebraico, significa “ouvir, escutar, prestar atenção, obedecer”;
  • De sentido forte e imperioso, obedecer é acatar ordens de autoridades religiosas, civil ou familiar;
  • Usado como obedecer em: (1 Sm 15. 22; Jr 42. 6) e seis vezes em: (Mq 1.2; 3. 1, 9; 6. 1,2,9);
  • Ideia também disseminada por Cristo em seus ensinos (Mt 11. 15; 13. 43);
  • Obediência deve ser precedida de compreensão e amoroso acatamento da mensagem divina (Mt 7. 24, 26);
  • Assim pode ser definida como a prova suprema da fé e do nosso amor para com Deus.
                 
2. A desobediência das nações.
  • Deus não é uma divindade tribal, porém um Deus Soberano sobre todo o Universo;
  • Senhor, juiz e testemunha não só sobre Judá e Israel (Mq 1. 2, 5);
  • Mas também contra todas as noções da terra (Mq 1. 2);

3. A ira de Deus sobre o pecado (Mq 1. 3-5).
  • A descrição da reação divina contra o seu povo;
  • Senhor desce do seu santo templo para julgar a Israel e Judá;
  • Num quadro onde a sua presença poderosa lembra a ação de terremotos e vulcões (Jz 5. 4; Sl 18. 7-10; Is 64. 1-3; Hc 3. 6, 7).

III – O RITUAL RELIGIOSO.

1. O rito levítico.
  • Rito, conjunto de cerimônias e práticas litúrgicas, que simbolizam a fé;
  • No AT, temos os Sacrifícios (Lv 9. 16; Ed 6. 9), a Páscoa (Nm 9. 14; 2 Cr 35. 13);
  • A Festa dos Tabernáculos (Ed 3. 4), a Circuncisão (At 15. 1);
  • Para a Igreja no NT, o Batismo e a Santa Ceia (Mt 3. 15; 26. 26-30);
  • Os cerimoniais não substituem o relacionamento sincero com Deus;
  • Nem proporcionaram salvação (1 Sm 15. 22; Sl 40. 6-8; 51. 16,17; 1 Co 1. 14-17; 11. 28,29).

2. O diálogo de Deus com o povo (Mq 6. 6).
  • A mensagem de Deus: O que Deus fez de mal para Israel rejeitá-lo (Mq 6. 1-3);
  • Deus reuniu a Israel no Egito, e os protegeu dos inimigos no deserto (Mq 6. 4,5);
  • A lei definia sacrifícios pelos pecados (Lv 9. 3), e oferta de libação (Lv 1. 3,4; 2. 1,15);
  • O problema não era a falta de rituais, mas de uma verdadeira conversão a Deus.

3. Sacrifício humano (Mq 6. 7).
  • O sacrifício humano era sinal de completo desatino do povo;
  • A lei de Moises condena tal prática, sob pena de morte (Lv 18. 21; 20. 2-5);
  • Sacrifício só praticado, por alguns que apostataram da fé (2 Rs 16. 3; 21. 6; Jr 19. 5; 32. 35)
  • O povo estava disposto a oferecer até o não exigido;
  • Menos o essencial: arrependimento sincero e mudança de vida.

IV. O GRANDE MANDAMENTO.

1. A vontade de Deus.
  • Deus pela lei fez saber ao povo a sua vontade, e todos deviam conhecê-la (Dt 10. 12,13);
  • Daí o porquê da indagação do profeta (Mq 6. 8);
  • Praticavam deliberadamente as injustiças sociais;
  • E esperavam que os sacrifícios e rituais os autojustificassem diante de Deus;
  • Deus não se deleita em sacrifícios nem em rituais exteriores (Sl 51. 17, 18).

2. O sumario de toda a lei (Mq 6. 8)?
  • Praticar a justiça;
  •  Amar a beneficência;
  •  E andar humildemente com Deus;
  • Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt 22. 37-40).

CONCLUSÃO

Deus não se importa com as nossa prática religiosa desprovida de graça divina e do sincero e verdadeiro amor a Deus e ao próximo, o que ele exige de nós é uma vida digna e irrepreensível diante Deus e da sociedade onde vivemos pautadas pelos princípios de fé, amor a Deus e ao próximo. Sendo assim a nossa prática religiosa será um reflexo de nossa intima comunhão com Deus.


Referências bibliográficas:
Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.





EXERCÍCIOS - LIÇÃO 7 – 4 Trim. 2012 – MIQUEIAS – A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA.
Nome:
Assinale verdadeiro ou falso:

1 O profeta Jeremias afirmou que Miqueias exerceu seu ministério nos dias de Ezequias rei em Judá.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 O livro de Miqueias é uma coleção de breves oráculos agrupados em sete capítulos.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

3 Pelos dados bíblicos podemos então posicionar o ministério do profeta Miqueias entre 735 d.C. e 710 d.C..
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4 O tema do livro de Miqueias é a ira de Deus em relação aos pecados de Samaria e Jerusalém, um discurso contra a idolatria, a opressão aos pobres e o colapso da justiça nacional de Israel.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 Miqueias anunciou de antemão, o local de nascimento do Messias em Belém de Judá (Mq 5. 2).   
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

6 O sacrifício humano era uma prática prevista na lei de Moisés e muito difundida na época do profeta Miqueias.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

7 O problema do povo de Israel a época do profeta Miqueias era a pequena quantidade de rituais e cerimônias religiosas praticadas entre eles, o que dificultava a adoração a Deus, e os levava a idolatria e a desobediência aos mandamentos.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

8 A época do profeta Miqueias o povo de Israel preferia a tirar proveito das injustiças sociais, e esperavam que um mero sacrifício fosse suficiente para justificá-los diante de Deus.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

Responda:

9 Com base no comentário da lição dê uma definição de obediência?


10 Faça um pequeno comentário em 5 linhas sobre os três princípios descritos em (Mq 6. 8) que segundo o comentarista da lição é um resumo de toda a lei de Moisés.


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