sábado, 10 de novembro de 2012

LIÇÃO 6 – 4 Trim. 2012 – JONAS – A MISERICÓRDIA DIVINA.


TEXTO ÁUREO.

“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.” (Jn 3. 10)

VERDADE PRÁTICA.

                O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependerem.

INTRODUÇÃO.

Estudaremos nesta lição:
  1. Jonas, uma historia que fascina crianças e adultos.
  2. O milagre da conversão de uma cidade pagã, a ímpia Nínive.
  3. Uma aplicação da misericórdia e justiça divina.
I – O LIVRO DE JONAS.

1. Contexto histórico.
  • Jonas exerceu seu ministério a época do império Assírio;
  • O imperador dos Assírios era Adade-Nirari, uma atribuição histórica;
  • Jeroboão II, filho de Joás, reinava em Samaria, sobre os filhos de Israel.
  • Os judeus estavam divididos em dois reinos, Norte Israel e Sul Judá.

2. Vida pessoal.
  • Jonas filho de Amitai (Jn 1. 1), natural de Gate-Hefer, na terra de Zebulon; (Js 19. 10,13)
  • Chamado para clamar contra a cidade de Nínive, desobedeceu à ordem divina;
  • O único profeta que tentou resistir ao Senhor;
  • Será que Jonas não conhecia a onipotência de Deus? (Sl 139. 7-10)
3. Estrutura da mensagem.
  • Um livro de 48 versículos distribuídos em quatro breves capítulos.
  • De conteúdo profético e histórico sobre Israel;
  • E testifica do ministério, da ressurreição e obra missionária de Cristo; (Mt 12.39-41)
  • Tema: Infinita misericórdia de Deus e sua soberania sobre as nações.

II – O GRANDE PEIXE.

1. Baleia ou grande peixe?
  • “Baleia” é resultado de uma interpretação tradicional que atravessou os séculos;
  • Nas Escrituras Hebraicas, dag gadol, “grande peixe” (Jn 1. 17; 2. 1)  e dag “Peixe” (Jn 1. 17; 2. 1, 10)
  • Já na Septuaginta, ketei megalo, “grande monstro marinho” e ketos “montro marinho”;
  • Mesma palavra usada no Novo Testamento. (Mt 12. 40)
                 
2. Interpretação.
  • Uma narrativa literal, não há indício de alegoria, ficção didática, mito ou lenda e etc.;
  • Oráculo entregue a Jonas no mesmo estilo dos demais profetas; (Jn 1. 1; Jr 33. 1; Zc 1. 1)
  • Cristo interpretou o livro como sendo histórico;
  • O NT, autoridade no assunto encerra a questão. (Mt 12. 39-41; 16. 4)

III – A MISERICÓRDIA DININA.

1. A conversão dos ninivitas (Jn 3. 8, 9).
  • Um prenúncio da graça salvadora sobre todas as nações; (Tt 2. 11)
  • Os ninivita salvos pela graça, pois “creram em Deus”; (Jn 3. 5)
  • E se “converteram do seu mau caminho” (Jn 3. 10)
  • As obras “jejum” consequência da sua fé no Deus de Israel. (Jn 3. 5-8)

2. O “arrependimento” de Deus.
  • Arrependimento humano, mudança de coração e mente de pior para melhor;
  • Deus é perfeito imutável, não pode mudar nem alterar sua mente; (Ml 3. 6)
  • A expressão se explica por uma linguagem antopopática.
  • Quem mudou foi os ninivita, o perdão é parte do plano divino. (Jr 18. 7,8)

3. Explicação exegética.
  • A declaração do texto sagrado; (Jn 3. 10a)
  • O verbo hebraico é shuv, “volta-se, retornar” indicando o arrependimento humano;
  • Na sequência (Jn 3. 10b) o verbo é naham, arrependimento de Deus “ ter pena, arrepender-se, lamentar, consolar, ser consolado”; (Gn6. 6; 1 Sm 15.11; Jr 8. 18)
  • Uma expressão que indica a infinita misericórdia de Deus.

IV. A JUSTIÇA HUMANA.

1. Descontentamento de Jonas (Jn 4. 1).
  • Jonas foi bem sucedido em sua missão;
  • Entregou a mensagem de Deus ao povo, esta era a sua parte;
  • Ficou insatisfeito em razão da misericórdia divina para com os ninivitas. (Jn 4. 1,2)

2. Jonas esperava vingança?
  • Os assírios um império cruel, e ímpio;
  • Será que o profeta esperava a vingança e retribuição divina sobre os assírios?
  • A atitude do irmão mais velho na parábola do filho pródigo; (Lc 15. 25-32)
  • Eis um exemplo que não deve ser seguido;
  • Às vezes a bondade divina incomoda alguns. (Mt 20. 15)

3. Compreendendo a misericórdia divina.
  • Misericórdia divina, atributo que revela a natureza de Deus (Êx 34.6; Jr 31. 3)
  • O Senhor poupou a Nínive, prorrogou sua ruína, e perdoou seus moradores;
  • Jonas, um profeta alvo das infinitas misericórdias e bondade de Deus.

CONCLUSÃO

A mensagem de Jonas a Nínive, nos mostra a grandiosa diferença entre a misericórdia e bondade divina e a justiça humana, Cristo deu a sua vida em resgate das nossas almas, e não importa à transgressão, Jesus é suficiente para dar o perdão dos pecados e restaurar a vida, em razão disto o Mestre reprovou a incredulidade dos seus contemporâneos e exaltou a fé dos ninivitas, que ouviram a pregação de Jonas e arrependeram-se dos seus pecados.


Referências bibliográficas:
Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.





EXERCÍCIOS - LIÇÃO 6 – 4 Trim. 2012 – JONAS – A MISERICÓRDIA DIVINA.

Nome:

Assinale verdadeiro ou falso:

1 Misericórdia: não é um sentimento de solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia; compaixão, piedade.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

2 O rei de Israel a época do ministério de Jonas era Jeroboão II, filho de Joás.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

3 O Profeta Jonas ao desobedecer a Deus e fugir para Társis, foi também alvo das misericórdias de bondade de Deus.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

4 O tema do livro de Jonas é a infinita misericórdia de Deus e a sua soberania sobre todas as nações.
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

5 A tradução por “baleia” em (Jn 2. 1) e resultado de interpretação tradicional que atravessou os séculos.   
(  ) Verdadeiro                                                                  (   ) Falso

6 O relato do livro de Jonas não serve como prenúncio para a graça salvadora de Deus a todas as nações.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

7 Pelo relato de (Jn 4; Lc 15. 25-34), a justiça humana tem por fundamento a punição do culpado, vingança e cumprimento da pena sem se importar com a restauração do apenado.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

8 O texto de Jonas nos mostra que Deus é “piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que se arrepende do mal” em função do arrependimento do pecador.
(  ) Verdadeiro                                                                 (   ) Falso

Responda:

9 Qual a principal diferença entre a justiça divina e a justiça humana, enfatizada implicitamente na mensagem do profeta Jonas?


10 Faça um pequeno comentário em 5 linhas sobre a misericórdia divina, e como ela alcançou o povo ninivita, e estar estendida sobre todos os homens.


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