quarta-feira, 7 de novembro de 2012

( Mt 12. 39-40) - O PROFETA JONAS COMO FIGURA DE CRISTO



“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” (Mt 12. 39-40)

Os escribas e fariseus conheciam com profundidade a lei e os profetas, e na busca por seguir a risca os preceitos legais, tornaram-se religiosos fanáticos, em que colocava o mandamento acima do amor, da fé e da compaixão para com o próximo (Mt 23. 23), a ponto de os Senhor Jesus os chamar de sepulcros caídos (Mt 23. 27), neste texto o mestre os trata por geração má e adúltera, isto porque conhecendo a verdade e sabedores de que Cristo era o filho de Deus, se prendia a letra da lei e pedia ao Senhor um sinal, pelo que eram cegos guiando cegos (Mt 15. 14), nem entravam e impediam que outros crescem e pudessem entrar (Mt 23. 13).
Jesus conhecedor dos seus corações que eram hipócritas, pois nem mesmo os fariseus cumpriam aquilo que pregavam e ensinava, fazia do culto a Deus um julgo insuportável para eles mesmos e para os demais, lhes apresenta como sinal o profeta Jonas, a quem eles consideravam profeta isto porque Jonas havia levado em seus dias uma mensagem de juízo ao povo de Nínive (Jn 3. 4) e  se não fora o arrependimento daquele povo e o grande amor de Deus aquele povo e sua cidade teriam sucumbido pelo fogo da punição divina. E o profeta antes que chegasse a trazer a palavra de juízo divino a Nínive esteve três dias e três noites no ventre de uma baleia (Jn 1. 17), só então após ser vomitado por aquele peixe em uma praia qualquer, é que o profeta decide ir a grande cidade de Nínive, capital do Império Assírio e pregar conta ela o juízo de Deus, provocando assim a reação de arrependimento do povo ninivita e o consequente perdão de Deus aos pecados deles, então foi necessário Jonas passar três dias e três noites no ventre do peixe, como o próprio Jonas descreve “no inferno” (Jn 2), para que o povo de Nínive obtivesse o favor de Deus e a sua sentença fosse revogada, assim como o próprio Cristo haveria de sem morto de sepultado e passar três dias e três noites na sepultura, porém como Jonas saiu do ventre do peixe no terceiro dia (Jn 2. 10), do mesmo modo a terra não pode suportar a Cristo e no terceiro dia Ele ressuscitou (Mt 28. 16), trazendo salvação a todos o homens, e pelo nosso arrependimento a cédula que nos era contraria foi rasgada e a nossa redenção garantida por Cristo Jesus.
Este sinal foi dado aos escribas e fariseus naqueles dias, para que eles entendessem que Cristo o filho de Deus, pregava um evangelho com base no amor de Deus, derramado sobre todos os homens, amor que aboliu a leis, e nos apresentou a graça de Deus Jesus Cristo, a salvação de Deus aos homens. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário