segunda-feira, 19 de novembro de 2012

(Gn 18. 20) O PECADO DE SODOMA E GOMORRA.


Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito. (Gn 18. 20)

Sodoma e Gomorra eram cidades que praticava grandes prevaricações e pecados graves, levando Deus ao limite de sua tolerância, a ponto do Todo Poderoso afirmar a Abraão o seu servo: “Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.” (Gn 18. 21).
“O clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.” (Gn 18. 20). O padrão moral destas duas cidades indica a moral dominante no mundo. Os terríveis atos praticados nestas cidades tornaram-se uma afronta à santidade de Deus (Gn 19. 4-8), exigindo um ato de justiça da parte do Senhor Deus. As cidades receberam a visita de dois anjos vindos da parte de Deus para verificar em loco o que se passava naquelas cidades, não que o Senhor por sua onisciência não as soubessem, porém por sua soberania decidiu envia-los, estes foram recebidos em casa de Ló o sobrinho de Abraão (Gn 12. 4,5; 19. 1-3), e que ao pernoitarem naquele lugar os homens da cidade cercaram a caso de Ló exigindo que ele entregasse os anjos que ali estavam para que eles pudessem abusar sexualmente deles (Gn 19. 4,5), confirmando assim a gravidade dos pecados cometidos por aqueles moradores, pelo que o Senhor Deus define a sentença das duas cidades a destruição como fogo e enxofre (Gn 19. 24), porem antes que a destruição se abatesse sobre aquela população Deus dar oportunidade a Ló e sua família de escaparem como vida, daquela pecadora gente (Gn 19. 12-22).
Deus poupou a Ló e os seus, porém durante aquele dramático resgate vamos perceber o quanto os resgatados estavam influenciados pela cultura daquela ímpia cidade, pois a mulher de Ló ao descumprir as ordens divinas, olhando para traz, foi transformada em uma estatua de sal (Gn 19. 26; Lc 17. 32), mostrando o envolvimento dela como os pecados daquela cidade, e depois da destruição de Sodoma e Gomorra, vamos encontrar as filhas de Ló embriagando o velho Ló e deitando-se com ele em uma nítida consequência das malignas influencias dos de Sodoma mesmo depois da sua destruição (Gn 19. 30-38). Logo entendemos que Deus é misericordioso, mas não vai tolerar o pecado do homem por toda a eternidade um dia o Senhor Deus trará a juízo todos quantos praticam a iniquidade (Êx 34. 7; Nm 14. 18; Na 1. 3). A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário