sábado, 24 de novembro de 2012

(Rm 11. 22) A BONDADE E A SEVERIDADE DE DEUS.



“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.” (Rm 11. 22)

Paulo escrevendo aos Romanos no capítulo 11 fala-nos da condição de Israel para com Deus, quanto ao seu futuro, concordando com as profecias do Antigo Testamento, ele mostra-nos que no futuro Israel será nacionalmente restaurado, e levado de volta a condição de povo escolhido de Deus, onde todo o Israel glorificara e se prostrara diante do seu Deus e somente a Ele renderá louvores para todo o sempre.
O apóstolo dos gentios expõe a condição temporária do povo judeu (Rm 11. 1,2), afirmando que eles foram cortados temporariamente do tronco da “oliveira verdadeira”, em razão de seus pecados e do endurecimento de seus corações, práticas estas que trouxe salvação aos gentios, pois no lugar onde foram retirados os ramos naturais, ali foram enxertados ramos de uma oliveira brava, a saber, os gentios (Rm 11. 11-24), que passaram a receber a seiva do tronco principal e agora por misericórdia divina passaram a produzir frutos para o reino de Deus (Lc 15. 1-10), mas a sua exortação traz uma advertência também para nós que fomos enxertados na “oliveira verdadeira”, a saber, os gentios, não podemos nos gloriar de que os filhos de Israel, os ramos naturais, foram rejeitados e cortados do troco, e nós, ramos de uma raiz brava, termos sidos enxertados em seus lugares, e se temos de que nos gloriarmos, nos gloriemos nisto, de que não fomos enxertados porque éramos merecedores, e não somos nós que sustentamos a raiz, é a raiz santa e misericordiosa que nos sustenta (Rm 11. 17,18) agora vem a palavra mais contundente neste texto (Rm 11. 22), que mostra a misericórdia e severidade de Deus para com todos o homens. Deus revelou toda a sua severidade para com os israelitas, afastando-os e cortando-os do tronco da “oliveira verdadeira” em função de sua incredulidade e seus pecados, mas para nós outros Ele demonstrou toda a sua benignidade nos dando a oportunidade pela renúncia de nossos pecados e reconciliação com Deus de sermos enxertados no tronco e permanecendo assim, humildemente ligados a oliveira verdadeira recebendo de sua seiva, não corremos o risco de sermos cortados também.
Portanto Deus, pelos pecados e Israel e endurecimento de seus corações, trouxe aos gentios a salvação, e isto não significa que Israel está rejeitado para sempre, mas que na plenitude dos tempos o próprio Deus fará uma restauração nacional a Israel e os levará de volta a sua condição de povo escolhido de Deus (Rm 11. 25-32). A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010. 
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário