terça-feira, 13 de novembro de 2012

( Is 1. 15-17) - RITOS SEM PIEDADE NADA VALEM


“Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” (Is 1. 15-17)

Rito, termo que o comentarista da lição define como sendo “um conjunto de cerimônias e práticas litúrgicas que cumprem a função de simbolizar o fenômeno da fé”, logo, o rito esta ligado diretamente a religiosidade e a uma prática metódica do culto, num processo que sem o provimento da graça divina, e de uma dedicação a Deus por parte daquele que cumpre o ritual, torna-se uma rotina e um sacrifício que não agrada nem aos homens imagine a Deus.
A época do profeta Miqueias o povo de Israel realizava e com muita presteza todo o ritual levítico, mas o Senhor Deus não estava satisfeito com eles, nem se agradava de suas reuniões solenes, nem de suas ofertas de manjares, e nem tão pouco de seus sacrifícios vejamos as indagações de Deus através do profeta: “Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?” (Mq 6. 6-7), isto em razão de que tais rituais não passavam de algo metódico e rotineiro, sem vida, uma simples obrigação religiosa, onde lhes cumpriam toda a liturgia, mas não amavam e serviam a Deus verdadeiramente e nem ao próximo, esqueciam de que a verdadeira religião para com Deus é  como ensinou Thiago: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tg 1. 27; Is  1.17)
Que sejamos sempre crentes fiéis, sabedores de que Deus não esta preocupado com as nossas cerimônias e ritos religiosos sem o menor compromisso com o adorar e servir ao Senhor Deus, e Ele espera de cada crente a devida adoração em “espírito e em verdade”, que o amenos acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos, uma vez que toda a lei se resume nesta verdade (Mc 12. 28-31). A paz do Senhor a todos. Amém!!



Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário