segunda-feira, 12 de novembro de 2012

( Dt 10. 12, 13) - A REJEIÇÃO DO SACRIFÍCIO FORMAL



“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt 10. 12, 13)

O povo de Israel chegava ao fim de quarenta anos de peregrinação pelo deserto rumo à terra prometida por Deus aos descendentes de Abraão (Gn 15. 18,19), após 400 anos de servidão no Egito, aonde chegaram em numero de setenta pessoas, a família de Jacó, e saíram de lá mais de um milhão de pessoas, alem de ovelhas, bois, e riqueza em abundancia, tudo isto mostrando que a benção de Deus estava sobre aquele povo (Gn 15. 13,14; Dt 10. 22), mesmo eles estando cativos e sobre ao servidão do faraó, Deus os fez prosperar e crescer a sua semente pois eram o povo de Deus, e o Senhor era o seu Deus.
Agora no momento de adentrarem em Canaã o Senhor Deus faz aquele povo uma severa recomendação à obediência e respeito aos estatutos e mandamento divinos (Dt 10. 12-22), pois era mediante a obediência, e a manutenção no servir ao Senhor que consistia a permanência da benção de Deus sobre as futuras gerações daquele povo, bem como a posse e habitação na terra que manava leite e mel, uma terra que era diferente das e terras férteis do Egito, banhadas pelo Nilo, e que em qualquer lugar se plantava uma horta (Dt 11. 10-13), e se tinha grande produção, agora entravam a possuir uma terra de montes e vales sem as benesses do Nilo, e que ele dependeriam da chuva para regar a terra para que pudessem produzir, portanto dependia agora do Altíssimo, porém o Senhor fazia ali mais uma promessa aquele povo estaria com os olhos voltados àquela terra durante todo ano, garantindo assim a benção e a produção aos filhos de Israel.
O que Deus exigia daquele povo era mais que o cumprimento formal do culto religioso, de um sacrifício rotineiro e de ofertas de manjares contínuos, atos este que faziam deles apenas religiosos e seguidores de um Deus, mais Deus exigia era seguir os mandamentos e estatutos divinos, um sacrifício de fé e obediência a Deus, por cumprir a sua soberana vontade, e viver de acordo com a lei divina dada a eles através do servo de Deus, Moisés, que incluída deste a liturgia dos cultos, procedimentos morais, sócias e culturais, até ao socorro ao próximo e a forma com que deveria usar a terra que agora recebiam de Deus por herança, além de abstenção total e irrestrita de adoração e culto a outros deuses (Dt 12. 1-14), isto sim os fariam povo de Deus, seguidores e adoradores do Deus que fez o céu e a terra. Portanto meus irmãos se quiserem ser conhecidos como povo de Deus e servos do Altíssimo deveremos de continuo buscar ao Senhor, obedecer a sua palavra, e promover o Reino de Deus entre os homens. Amém!!

Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário