quinta-feira, 15 de novembro de 2012

(Mt 21. 28-31) - PRÁTICA E TEORIA DA OBEDIÊNCIA



“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.” (Mt 21. 28-31)

No capitulo 21 do evangelho de Mateus temos o registro de um diálogo acalorado entre o Mestre e os principais sacerdotes e anciãos de Israel no templo em Jerusalém, onde Jesus é interpelado pelos religiosos a respeito de sua autoridade para realizar os milagres e maravilhas, e de quem Ele havia recebido tal autoridade, “Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?” (Mt 21. 23), e como o costume dos rabinos de sua época, Jesus os responde com uma outra pergunta: “O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens?” (Mt 21, 25), pelo que os religiosos mesmo sabendo a resposta, mas não tendo argumentação, nem para explicar as suas práticas a Cristo, nem ao povo dos quais eles se diziam líderes religiosos, afirmaram: não sabemos (Mt 21. 27).
Cristo aproveitando a oportunidade dar-lhes uma lição poderosa a respeito da teoria e prática de obediência no servir a Deus, mostrando-lhes que Deus não se agrada de uma prática religiosa sem fé, obediência aos mandamentos, adoração a Deus e sem a verdadeira crença Nele, uma vez que era está à prática daqueles religiosos, que embora conhecessem a verdade, e fossem sabedores de toda a teoria da fé em Deus, eram conhecedores da lei e dos profetas, as suas práticas eram apenas tradições religiosas, costumes e ritos para manter as suas posições de líderes religiosos diante do povo, era o filho que disse ao pai que iria trabalhar em sua vinha, porém não o foi. Em contraste o Mestre lhe apresenta os publicanos e as meretrizes, que não tendo o respeito da sociedade e dos religiosos, porém ao conhecerem a verdade, passaram a uma prática de louvou a Deus, piedade e socorro ao próximo, era o filho que disse ao pai que não iria trabalhar em sua vinha, porém reconhecendo o seu erro, arrependeu-se e foi fazer a vontade do pai.
Portanto na vida cristã o que agrada a Deus é uma teoria fundamentada na palavra de Deus, demonstrada por uma prática de obediência, adoração, amor a Deus e ao próximo como o próprio Cristo nos deu o exemplo. A paz do Senhor a todos. Amém!!


Referências bibliográficas:

Soares, Esequias. Os Doze Profetas Menores. Lições Bíblicas, 4º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Um comentário:

  1. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PR OFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    ResponderExcluir