quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sofrimentos de ordem espiritual

Sofrimentos de ordem espiritual – Quarta feira – 27/06/2012

“E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.” (Mt 9. 32)

Como já temos abordado neste espaço o sofrimento acompanha o ser humano desde a queda no Jardim do Éden (Gn 3. 1 – 7), e um dos processos que mais tem afligido de degradado o homem são as opressões e possessões malignas na vida daqueles que foram formados para glorificar e adorar a Deus, este tipo de intervenção maligna no ser humano é o que vamos tratar por sofrimentos de ordem espiritual.

A primeira possessão maligna que encontramos nas Escrituras Sagradas foi a da serpente, quando o Diabo se apoderou da estrutura física (corpo) daquele animal para sorrateiramente seduzir o primeiro casal a desobedecerem às ordens de Deus (Gn 3. 1). Já a primeira opressão maligna de que si tem notícia foi a de Caim quando Satanás tomou a sua mente e encheu o seu coração de ira e inveja contra seu irmão Abel, uma vez que Deus havia atentado para o sacrifício deste e rejeitado o sacrifício daquele, a ponto de Caim procura a seu irmão e lhe ceifar a vida (Gn 4. 3 – 8), a partir de então vamos sempre encontrar Satanás hora oprimindo e hora possuindo os homens e causando grandes prejuízos e destruição na vida destes.
Os sofrimentos de ordem espirituais causam sérios danos ao ser humano por trata-se de um aprisionamento deste ser que foi criado para servia a Deus voluntariamente, por um invasor maligno e astuto que a todo custo procura levar este homem a perdição eterna (Jo 10. 10). Vejamos algumas formas que o Diabo tem utilizado para aprisionar os homens em nossos dias: uso indiscriminado de drogas, práticas sexuais ilícitas (prostituição, homossexualismo, pedofilia e etc.), Violência (assassinatos, assaltos e crimes hediondos), agressão à natureza e ao meio ambiente, corrupção e etc., porem este ser, crido que foi por Deus, geme aprisionado em busca de uma libertação, e uma forma de refazer o caminho de volta e novamente servir plenamente ao seu criador (Rm 8. 22).
A Bíblia nos mostra o caminho, e nos dar a receita para não só vencermos as tentações desta vida como também rompermos em definitivo com as cadeias malignas que aprisiona o homem em um sofrimento espiritual sem precedente. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 3. 8)“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14. 6). Portanto somente em Cristo através do novo nascimento é que o homem pode encontra a solução para os seus conflitos de ordem espiritual e assim encontrar o lenitivo para a sua alma. A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário