terça-feira, 26 de junho de 2012

O sofrimento da criação


“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.”  (Rm  8. 22)

A partir da queda do homem no Éden, este homem passos a amargar as consequências do seu pecado, o homem pelo seu livre arbítrio decidiu ignorar as recomendações divinas e experimentar o desconhecido desobedecendo ao seu criador e dando ouvidos à serpente e comendo da arvore que o Senhor havia determinado que ele não provasses (Gn 2. 16, 17), pois no dia que homem comesse daquele fruto certamente morreria.
Desde então o ser humano enfrenta a escravidão pelo pecado, pecado que produziu no homem um afastamento do sagrado e o levou na direção da violência, maldade e desobediência a Deus, e podemos ver isto exemplificado na vida de Caim filho de Adão que por inveja e frustração matou a seu irmão Abel.  Na sequência temos Lameque casado com duas mulheres que entrou pelo caminho da violência e matou a dois homens, daí em diante temos a explosão da maldade e violência entre os homens, culminando com a destruição daquela geração pelas águas do dilúvio.
Deus, porem preservou da morte pelas águas do dilúvio a sua criação pela família do Patriarca Noé, mas a geração pós-diluviana se manteve em sua trajetória de pecado e distanciamento de Deus, o que tem lhe causado muitos dissabores, pois os homens obrigatoriamente padecem as consequências dos seus pecados, contudo o Apóstolo Paulo no texto em tela nos mostra que o homem espiritual que existe em cada ser humano não sente prazer em transgredir contras os mandamentos de Deus, e descreve isto como uma lamuria da criação buscando uma libertação das amarras do pecado, e sofre como aquela que estar para dar a luz, buscando uma redenção para o seu espírito uma vês que este veio de Deus e é para Deus que este quer retornar. O Apostolo ainda descreve o que acontece aos justos que também gememos, mas já fomos alcançados como primícias do Espírito Santo, sofremos sim, mas já temos uma esperança a redenção do nosso corpo e a adoção de filho e um dia seremos semelhantes a Ele e receberemos Dele um corpo de glória. Amém!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário