quinta-feira, 21 de junho de 2012

A descrição da cidade celeste



“E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.” (Ap 21. 16)

A cidade edificada por Deus para refletir a sua glória e majestade (Ap 21. 1 -3), esta construída em um quadrado de lado igual a doze mil estádios e erguida como um cubo perfeito com uma área aproximada de 5 milhões de quilômetros quadrados, esta área é equivalente a metade do continente americano, portanto uma área suficiente para abrigar os salvos em todos os tempos (Jo 14. 1 – 3), a cidade é cercada por uma alta muralha de 144 côvados de altura (aproximadamente 72 metros) com 12 portas três portas em cada lado da cidade e sobre estas uma inscrição como os nomes das doze tribos de Israel (Ap 21. 12 – 14), A cidade é edificada toda em ouro puro e reluzente e o seu muro de jaspe, o material tanto do muro quanto da cidade é resplandecentes límpido semelhantes a vidro,  o muro esta edificado sobre doze fundamentos todos ornados em pedra preciosa a saber, jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, sardônica, sárdio, crisólito, berilo, topázio, crisópraso, jacinto, ametista ( Ap 21. 19, 20). Na nova Jerusalém não foi edificado templos, uma vez que o seu templo é o Senhor Deus e Todo Poderoso e o Cordeiro e o Altíssimo viverá eternamente no meio de seu povo em comunhão permanente e pessoal com ele. Embora haja portas na cidade celestial e estas guardadas por anjos (Ap 21. 12), elas jamais necessitarão de serem fechadas, pois ali não haverá noite, uma vez que, ali também não haverá luminares para alumiar a cidade, porquanto o Cordeiro de Deus será a sua lâmpada (Ap 21. 23). Assim temos a descrição de uma bela de sublime cidade a Nova Jerusalém que a capacidade humana é limitada para compreender e até mesmo descrever todas as maravilhas contida nesta cidade, esperemos pois a nossa entrada nas menções celeste para assim ver e compreender a cidade santa em toda a sua magnitude e beleza. Amém.

Referências bibliográficas:

ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário