sexta-feira, 29 de junho de 2012

A corrupção do gênero humano



“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”
“E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.”
“Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.”
“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gn  6. 1-12)

Um dos fatores que tem causado muito sofrimento na humanidade é sem duvida a degradação moral social e espiritual da raça humana, processo iniciado ainda na primeira geração quando pela queda do homem, os descendentes de Adão passaram a ter uma vida de promiscuidade e de pecado, primeiro por seu filho Caim ter assassinado o seu irmão Abel (Gn 4. 9, 10), depois as Escrituras Sagradas registra a Lameque este além de possuir duas esposas tornando-se o primeiro bígamo da sua geração ainda cometeu dois assassinatos por motivos fúteis (Gn 4. 23), mostrando que o pecado havia provocado na humanidade uma desordem moral e social.
Como a multiplicação da raça humana sobre a face da terra a corrupção e degradação do ser humano atingem níveis insuportáveis aos olhos de Deus, pois os homens da primeira geração contraíram matrimônios de forma ilícita e em desacordo com a vontade de Deus, o que provocou uma desarmonia entre aquela geração e Deus a ponto de o próprio criador se entristece ao ver a sua criatura naquela condição tão degradante de maldade e violência. E Deus proclama agora um juízo sobre toda aquela geração pelas águas de um dilúvio, e escolhe a Noé por sua fidelidade e integridade diante de Deus, para que por ele e seus descendentes prover uma nova geração, dando assim continuidade ao projeto de Deus para a humanidade. Fiquem todos na Paz do Senhor!!

Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário