quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sofrimentos de ordem pecaminosa

Sofrimentos de ordem pecaminosa – Quinta feira – 28/06/2012

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirão; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gn 3. 16-19) “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5. 12)

Temos no texto de Genesis a sentença ao primeiro casal após a queda no Éden, verifica-se que em função do pecado cometido de transgressão as ordens de Deus eles passaram a conviver com algo que até então não haviam experimentado primeiro passaram por uma sensação de perda, pois percebendo que estavam nus, descobriram que perderam aquilo que os cobriam até então que era a inocência, e agora descobertos necessitava de fabricar vestes para cobrir a sua nudez, cozeram tangas de folhas de figueira e experimentaram então o seu primeiro sofrimento em consequência do seu pecado, fabricar com as próprias mãos roupas para vestirem-se. Depois no encontro com Deus após  o Criador os haver procurado no Jardim, o Altíssimo lhe mostra como deverão fazer dali em diante para obter as veste, pois com o sacrifício de um animal para obtenção de pele fez Deus vestimentas para o homem e sua mulher.
Nesta sentença proferida por Deus, primeiro temos as punições imposta a mulher, Multiplicação nas dores de parto, o seu desejo passou a ser para o seu marido, e o marido passou a governar a mulher (Gn 3. 16), consequências: no momento de maior alegria para a mulher que é dar a luz um filhos e perpetua a espécie, agora este passaria a ser também de um momento de grande sofrimento como consequência de sua atitude pecaminosa, e na segunda parte desta sentença vislumbramos um motivo para os conflitos entre aquele casal a partir de então, pois o homem assume uma posição de comando sobre a mulher e agora todo o prazer e desejo desta estava subordinado ao seu marido, o que era uma novidade na relação deles visto que até então compartilhavam as decisões. Já para o homem temos: maldição sobre a terra, trabalhar para sustentar a sua própria casa e sobrevivência, e a morte física e espiritual, portanto todos estes sofrimentos sobrevieram ao homem em razão do seu pecado.
E não adianta nós outros colocar toda a culpa em Adão, pois qualquer dos homens hoje no lugar do nosso primeiro pai faríamos o mesmo, a ponto de o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos escrever: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm 5. 12). Então enquanto estivermos neste corpo mortal vamos enfrentar lutas, sofrimento e dissabores em função de nossos pecados, e somente pelo crer em Cristo e obtenção da certeza da redenção deste tabernaculo mortal, pela remição de nossos pecados é que vamos suportar os sofrimentos que hoje nos cercam e um dia na gloria eterna seremos libertos de todos os sofrimentos impostos pelo pecado. (Ap 21. 4) Fiquem todos na paz do Senhor. Amém!!


Referências bibliográficas:

SILVA, Eliezer de Lira e. Vencendo as Aflições da Vida. Lições Bíblicas, 3º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Vencendo as Aflições da Vida. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Vencendo as Aflições da Vida. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 51. CPAD. Rio de Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário