“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a
Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para
perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2. 37-38)
Logo após a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia
de Pentecoste, (At 2 . 1-4), dia em que Jerusalém recebia uma enorme quantidade
de Judeus vindo de varias partes do mundo, e congregavam ali para a sua
tradicional festa, (At 2. 4, 5, 8-13), pela efusão do poder de Deus, e com o
falar em língua nos dialetos em os visitantes eram criados, os discípulos foram
tidos como embriagados, porem Pedro tomando a palavra lhes anunciava com ousadia
a mensagem do Evangelho de Cristo com argumentos irrefutáveis, tais como morte
e ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, o que provocou no judeus que ali
estavam um grande impacto, que nas palavras de Lucas: “Compungiram-se em seus corações”, isto mostra uma mudança de
atitude em relação ao que estava sendo pregado, e eles interrogam. “Que faremos, verãos irmãos?” E o apóstolo
prosseguindo em seu discurso lhes apresenta um Evangelho completo para redenção
de suas vidas: Arrependei-vos, e cada um
de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e
recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2. 38). Temos nestas palavras, arrependimento,
perdão de pecados e batismo em águas como as condições preliminares para também
se receber o dom do Espírito Santo, o arrependimento na crença judaica se
componha nesta ocasião de rejeição e suas atitudes religiosas formais e mudança
de opinião em relação a Cristo e quem Ele era, eles haviam por fé entendido a
Jesus tal qual Ele havia se apresentado a eles durante o seu ministério terreno
e agora tinham a certeza disto por Sua ressurreição e ascensão.
Crendo assim eles deveriam receber
o batismo em águas como sinal de sua confissão publica de fé, não que o batismo
seja parte integrante da Salvação, uma vez que a salvação estar fundamentada no
perdão dos pecados pelo sacrifício vicário de Cristo, mas todos quantos
reconhece quem realmente Jesus é tem verdadeiramente o desejo de fazer o que
Ele ordena, portanto a primeira ação que Jesus requer do novo convertido é o
batismo, (Mt 28. 19, 20), logo a fé
em Cristo e o batismo do cristão estão intimamente ligados. O batismo vem após a
fé em Cristo para a Salvação e o batismo é o primeiro sinal publico de fé no
Senhor Jesus Cristo. Alem de arrependimento, perdão de pecados e batismo em águas,
e evangelho pregado pela igreja primitiva se completava pelo dom do Espírito
Santo, isto é batismo no Espírito Santo, que dá ao Cristão um revestimento de
poder para vencer o mundo, as ciladas do maligno e pregar com ousadia a mensagem
do Evangelho o Reino de Deus. Pregação esta, que se estenderá durante o governo
do Anticristo após o arrebatamento da Igreja da terra, agora não mais pelos fieis
servos e pregadores do evangelho, pois estes já estarão com Cristo para as
Bodas do Cordeiro, mais por testemunhas enviadas por Deus e por anjos poderosos
que alem de pregarem a mensagem do Poderoso Deus, ministrará o juízo divino
sobre os moradores da terra e sobre o império do maligno. Amém!!
Referências bibliográficas:
ANDRADE, Claudionor de. As Sete Cartas do Apocalipse. Lições
Bíblicas, 2º Trim. 2012. CPAD. Rio de Janeiro.
2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro.
1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para As Sete Cartas do Apocalipse.
Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 50. CPAD. Rio de
Janeiro. 2012.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento.
Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário