segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

(Mt 17. 3) O MESSIAS E A TIPOLOGIA

(Mt 17. 3) O MESSIAS E A TIPOLOGIA
Segunda feira 25/02/2013


“E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” (Mt 17.  3)


O evento da transfiguração teve como testemunhas a Pedro, Tiago e João, este eram discípulos mui chegados a Cristo, foram eles os convidados a presenciar a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5. 37), e também foram chamado a estar como Jesus no Getsêmani (Mc 14. 33), este eram lideres entre os discípulos e por eles Deus testemunha mais uma vez a divindade de Cristo( Mt 17. 5).

Quando da transfiguração o texto bíblico apresenta além de Jesus Cristo, a Moisés e Elias, em mais um exemplo de tipologia no texto sagrado, para este caso temos Moises prefigurando da lei, Moisés que podemos destacar como um tipo de Cristo libertou o povo hebreu do julgo egípcio, e recebeu de Deus a lei que apresentava as regras peles quais os filhos de Israel poderiam ser salvos, assim como também as punições para todas as transgressões cometidas contra a lei, se transformando assim no mais respeitado líder do povo hebreu até os dias de hoje, portanto na transfiguração estava ali o libertador do povo hebreu do cativeiro egípcio, e também a Jesus o libertador de todos os homens inclusive dos hebreus.
O outro personagem é Elias, que neste evento prefigura os profetas, que ao longo da história dos hebreus foi um personagem sempre presente, como uma atalaia, um porta-voz de Deus entre os homens, e estes seriam os únicos capazes, e separados pelo Senhor para fazer conhecidos através da palavra falada os desígnios de Deus, logo também os profetas são tipos de Cristo, uma vez que Jesus o Filho de Deus veio a este mundo, trazendo a revelação divina para a salvação eterna dos homens.
No final deste texto em (Mt 17. 5) vamos encontrar uma afirmação do próprio Deus e atestada pelos os lideres da igreja primitiva Pedro,Tiago e João, presente aquele sublime momento em que Ele ratifica a  divindade de Jesus Cristo, e aquele homens embora já reconhecesse a Cristo como o Salvador, eles ainda não o conheciam e sua glória plena, logo a transfiguração é uma representação do Reino de Deus em poder no meio daqueles discípulos. Portanto a transfiguração revela que Moises tem seu tipo revelado em Jesus Cristo e que toda a lei representada por Moises e os profetas, representado por Elias apontava a Cristo o redentor de toda a humanidade. Amém!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário