sábado, 23 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 8 – 1 Trim. 2013 – O LEGADO DE ELIAS.


 


TEXTO ÁUREO.

“E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.” (2 Rs 3. 11)


VERDADE PRÁTICA.

Através do ministério de Eliseu aprendemos que os grandes homens foram aqueles que aprenderam a servir.

INTRODUÇÃO.

Estudaremos nesta lição:

  1. O fim do ministério profético de Elias, e o processo de escolha de preparação de Elizeu como o seu sucessor.
  2. A chamada divina de Eliseu, e as implicações deste ministério na vida do profeta, e como este foi influenciado pelo profeta Elias.
  3. O legado deixado por Elias a Eliseu, suas experiência espirituais e morais que serviu de inspiração ao ministério profético de Elizeu, e é exemplo para a igreja hoje.
I – O LONGO PERCURSO DE ELIAS.

1. Uma volta às origens.

  • De Berseba a Horebe, um percurso de aproximadamente 400 km;
  • Horebe ou Monte Sinai (Êx três. 1; 19. 1 2) monte da revelação de Deus; ali Deus se revelou a Moisés (Êx 3.14) e também revelou a lei (Êx 19 – 20);
  • Voltar às origens é um processo seguro de reorientar a caminhada.

2. Uma revelação transformadora.

  • Deus busca a Elias em uma caverna, e mostra-lhe que o seu fim estava próximo mais não seria ali enclausurado;
  • Deus havia preservado ainda sete mil fieis adoradores; entre eles estava um sucessor para Elias.
  • Chegava a hora de Elias por outro em seu lugar, não somos descartáveis, porém ninguém e insubstituível.
II – ELIAS NA CASA DE ELISEU.

1. A exclusividade da chamada.

  • Deus chama e vocaciona pessoas fiéis; Eliseu com certeza estava incluso naqueles sete mil apresentados por Deus como fiéis.
  • Deus sempre procura e chama pessoas ocupadas para o serviço na sua obra;
  • A chamada divina tem o seu custo, o profeta abandonou o campo, se despediu dos seus pais, e integrou-se a obra de Deus.
                 
2. A autoridade da chamada.

  • O lançar do manto de Elias sobre Eliseu (1 Rs 19. 19) símbolo de autoridade profética (2 Rs 1. 8; cf Zc 13. 4);
  • Eliseu estava ali sendo credenciado a exercer o ministério profético em sucessão a Elias;
  • O ofício não determina a unção, mas a unção valida e dar legitimidade ao ministério.

III – ELIAS E O DISCIPULADO DE ELISEU.

1.  As virtudes de Eliseu.

  • Eliseu entendia e conhecia o que estava para acontecer com o seu senhor Elias;
  • Demonstrou perseverança e persistência quando se recusou a largar Elias.
  • Provou estar atento e vigilante a voz de Deus, e viu a Elias ser levado aos céus (2 Rs 2. 12).

2. A nobreza de um pedido.

  • O pedido de Eliseu, “Que haja porção dobrada do teu espírito sobre mim” (2 Rs 2. 9);
  • Eliseu conhecia o poder da unção de Deus na vida de Elias, e pediu para ele uma porção dobrada desta unção o que o tornaria apto a desenvolver a camada divina;
  • Pedido que demonstrou desprendimento dos bens materiais, e uma escolha que agradava a Deus.

IV – O LEGADO DE ELIAS

1.  Espiritual.

  • Elias encerrou o seu ministério mais deixou um grande legado;
  • O profeta foi exemplo de piedade e serviço, além de defender com ardor na alma o culto divino (1 Rs 18. 22-36);
  • Eliseu viveu neste contexto e foi influenciado por ele, e recebeu o legado de Elias por herança.

2. Moral.

  • A vida do profeta Elias foi marcada por sua ilibada conduta moral, a ponto de ser reconhecido até pela maneira de se vestir.
  • Razão pela qual repreendeu a Acabe por seus pecados de idolatria e do assassinato de Nabote, e tomada de posse de sua vinha;
  • Eliseu aprendeu que: Sem possui os valores morais e espirituais que Elias possuía, o homem jamais poderia cumprir com a chamada divina para sua vida.


CONCLUSÃO

A história de vida destes dois profetas de Deus, Elias e Eliseu, devem servi de exemplo e inspiração a conduta das lideranças espirituais da Igreja na atualidade, entendemos que os líderes são humanos e, portanto sujeitos a falhas, porém a obra de Deus é construída e tocada por homens que se dispõem a obedecer à voz de Deus.


Referências bibliográficas:
GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministéri4 de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.


Acesse: www.ebdalunosemestres.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário