quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

(1 Rs 17. 13) DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

 

“E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme a tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.” (1 Rs 17. 13)

A Viúva de Sarepta era uma pobre mulher, que havia perdido o seu companheiro que possivelmente era o provedor do lar, não sabemos há quanto tempo, e que esta situação a tinha levado a uma condição tal, que no momento do encontro como Elias o profeta do Senhor, ela estava a juntar alguns gravetos de lenhar, para assar o último bocado que lhe restava comer e aguardar a morte para ela e o seu filho, pois com a própria mulher afirmou: “Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.” (1 Rs 17. 12).
É neste cenário de escassez que vamos encontrar o profeta, abordando esta mulher, uma vez que Deus o tinha mando até Sarepta, pois ali uma mulher haveria de lhe sustentar enquanto perdurasse a seca em Israel. Mas sustentar como? Se a mulher era pobre, viúva, que tinha um filho, e que também estava à beira da morte em função daquela escassez? Porém o Senhor Deus já havia dado demonstração de sua provisão no socorro a Elias, quando o sustentou, na margem do Querite, bebendo ele do ribeiro e sendo alimentado pelos corvos. Nesta situação temos algo ainda mais difícil, a mulher possivelmente não era da linhagem de Israel (Lc 4. 25, 26), tinha um só bocado para si, e nestes momento o homem tende a ser mais egoísta, e o profeta lhe propõe, que ela abdique daquele sua última porção e favor do homem de Deus, pois assim o fazendo, Deus haveria de sanar a sua escassez, pois aquele bocado de farinha e aquele pouco de azeite, seriam multiplicados, e os alimentaria até que houvesse fartura sobre a terra conforme a palavra do homem de Deus (1 Rs 17. 13, 14).
A mulher creu nas palavras do profeta e priorizou a voz de Deus, recebendo do Altíssimo, a benção para ela sua casa, e sustento do profeta até que houve chuva sobre a terra. Que possamos sempre estar atentos à voz do Senhor Deus, dando sempre o primeiro lugar ao Senhor em nossas vidas e negócios, pois só assim, vamos esta sempre dentro da vontade de Deus, sendo um colaborador do bom andamento e realização dos desígnios do Todo Poderoso. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário