quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

(2 Rs 2. 14) A AUTORIDADE DA CHAMADA

“E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.” (2 Rs 2. 14)

Elias em seu encontro com Elizeu, quando este foi chamado para integrar o ministério de Elias como servo do profeta, e que Deus já o havia escolhido como sucessor do homem de Deus, um dos gestos do profeta Elias foi passar a sua capa sobre Elizeu (1 Rs 19. 19). Na cultura bíblica, afirmou o comentarista da lição, o manto, ou a capa é símbolo da autoridade profética (1 Rs 1. 8 cf. Zc 13. 4), o lançar a capa sobre Elizeu, demonstrava a transferência de autoridade, e a partir de então Elizeu estava capacitado e investido na condição de sucessor de Elias, portanto credenciado ao exercício do oficio de profeta.
Porem o titular Elias inda não havia totalmente deixado as suas funções, então Elizeu nos dar uma lição de humildade, sendo o servo do profeta até que ele seja trasladado (2 Rs 2. 1, 2). Aquele período serviu de aprendizado para Elizeu, que teve no seu antecessor um exemplo a ser seguido. Elizeu esteve com Elias até o ultimo momento antes deste se levado para o céu em um redemoinho, não sem antes contemplar os últimos milagres realizados pelo profeta, como atravessar o Jordão depois de Elias ter separado as águas com sua capa, e o próprio Elizeu pediu ao profeta, uma porção dobrada do espírito de Elias o que entendemos que lhe foi dispensada por Deus, e como símbolo da passagem desta virtude Elizeu recebe o manto de Elias, ao ser este tomado por Deus, para não mais ser visto pelos homens (2 Rs 2 3-13). Elizeu foi para Elias um servo fiel e constante, mostrando assim que estava disposto a seguir e aprender a fim de receber poder para exercer o ministério para o qual Deus o havia chamado.
Tão logo Elias foi levado aos céus na presença de seu servo Elizeu, este recebeu do homem de Deus, o manto o qual Elias deixará cair, deixado para Elizeu um legado de autoridade e poder, a ponto de Elizeu se encontrar novamente diante do Rio Jordão e agora sem o seu senhor Elias, necessitando atravessa-lo, utiliza àquela capa e evoca o Deus de Elias, e as águas do Jordão se abrem para o profeta Elizeu, o homem de Deus, passar. Pouco o nada adianta o ministério sem a devida unção de Deus para o seu exercício, e entendemos que não é o cargo de determina a unção, mas sim a unção divina que define e da legitimidade ao ministério. O profeta Elizeu na verdade recebeu de Deus autoridade para exercer o oficio profético, e o seu ministério foi pontuado por grande e muitos milagres e maravilhas operados por Deus através deste que foi ungido homem de Deus, confirmando assim toda a autoridade divina de sua chamada. O que observamos hoje em nossas Igrejas são muitas titulações e pouca unção de Deus na vida dos titulados.  A paz do Senhor a todos. Amém!!

Referências bibliográficas:

GONÇALVES, José. Elias e Eliseu. Lições Bíblicas, 1º Trim. 2013. CPAD. Rio de Janeiro.  2012.
PEARLMAN, Myer; Tradução de OLSON, N. Laurence. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. Emprevan Editora. Rio de Janeiro. 1968.
COELHO, Alexandre. Subsídios para Elias e Elizeu – Um Ministério de Poder para toda a Igreja. Artigo publicado em Ensinador Cristão. Ano 13 – nº 53. CPAD. Rio de Janeiro. 2013.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora Central Gospel Ltda. Rio de Janeiro. 2010.
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. Editora Vida Nova. São Paulo. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário